quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Análise Oitavas de Final Liga dos Campeões da Europa 2013-14



Ocorreu nesta última segunda-feira o sorteio para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa 2013-2014, um sorteio bastante interessante aonde duas equipes candidatas ao título (Barcelona e Manchester City) foram colocadas frente a frente no início desta fase final do torneio e outros dois confrontos que chamam bastante atenção também ocorreram, o primeiro é Bayern de Munique atual campeão enfrentando o Arsenal, equipe que mostrou um ótimo futebol na fase de grupos, e o segundo Milan e Atlético de Madrid, os italianos com um time abaixo das expectativas, mas com grande tradição enfrentando os espanhóis que vem sendo uma das sensações do torneio e um dos candidatos ao título.
O sorteio nos proporcionou belos confrontos com as partidas de ida ocorrendo nos dias 18, 19, 25 e 26 de fevereiro enquanto as partidas de volta ocorrerão nos dias 11, 12, 18 e 19 de março. Abaixo segue uma análise sobre cada um dos confrontos e em negrito destacando as equipes favoritas em seus duelos.

CONFRONTOS

Manchester City x Barcelona
O sorteio colocou frente a frente no primeiro duelo da fase final dois candidatos ao título, o Manchester City mostrou grande futebol na primeira fase e se classificou na segunda colocação do grupo que tinha o atual campeão Bayern de Munique, os ingleses somaram 15 pontos com apenas uma derrota e outras cinco vitórias, o “City” vem crescendo nos últimos anos e mostrando grande futebol, é um dos candidatos ao título, tem suas forças em Agüero, Negredo e David Silva, e se estiverem em um bom dia terão tudo para surpreender o Barcelona.
Os catalães com a ausência de Messi em metade dos confrontos da fase de grupos mostrou que ainda tinham forças e no “grupo da morte” e se classificaram para as oitavas de final na primeira colocação. Os espanhóis somaram 13 pontos com quatro vitórias, um empate e uma derrota e ainda viram sua nova estrela Neymar crescer no último jogo na goleada sobre o Celtic. O Barcelona não conta o brilho da era Guardiola, mas vem reencontrando uma nova maneira de jogar e contam com um elenco fortíssimo e de grande tradição no torneio, com o retorno de Messi nas oitavas, volta a ser um dos grandes candidatos ao título.
O Barcelona deve se classificar pela tradição e o grande time, é um jogo complicado com duas equipes que contam com um exuberante elenco, mas o Manchester City infelizmente não tem tradição e costume no principal torneio da Europa, o que conta muito principalmente nestas fases finais, mas é um jogo sem favoritos com o Barcelona levando um pouco de vantagem por ter Messi e Neymar e ser uma das equipes mais tradicionais do torneio. O primeiro jogo será realizado no dia 18 de fevereiro em Manchester na Inglaterra, e a volta será no dia 12 de março em Barcelona na Espanha.

Bayer Leverkusen x Paris Saint-Germain
Vivendo uma ótima temporada, os alemães do Bayer Leverkusen, atual segundo colocado no campeonato alemão entram nas oitavas de final embalados pela classificação no grupo A ao derrubar o Shakhtar Donetsk. Os alemães fazem uma excelente temporada surpreendo todos os críticos de plantão, com um time sem jogadores badalados os alemães tentam repetir o feito de Bayern de Munique e Borussia Dortmund que chegaram à decisão da última Champions League.
Os franceses do Paris Saint-Germain se classificaram na primeira colocação do grupo C com 13 pontos sofrendo apenas uma derrota. O time da capital Paris tentam repetir a boa campanha da última temporada quando chegaram nas quartas-de-final e caíram diante do Barcelona com dois empates. Com um elenco milionário, os franceses buscam seu primeiro título no torneio apostando suas fichas nas suas grandes estrelas Thiago Silva, Pastore, Cavani e Ibrahimovic que vem sendo um monstro na atual temporada.
Aposto na classificação dos francês que contam com um elenco muito superior ao dos alemães e embalados pelos resultados na última temporada. O Paris Saint-Germain também entra nesta fase final como um dos oito favoritos a levantar o troféu e se reforçaram com grandes jogadores para esta temporada, e as peças se encaixaram dando certo e aumentando o nível do time. O primeiro confronto será no dia 18 de fevereiro em Leverkusen na Alemanha, e a partida da volta será no dia 12 de março em Paris na França.

Arsenal x Bayern de Munique
Os ingleses surpreenderam na fase de grupos e fizeram uma grande campanha, com apenas uma grande contratação o Arsenal se classificou na segunda colocação do grupo que acabou sendo o mais difícil do torneio com três times com 12 pontos. Líderes do campeonato inglês, o Arsenal entra com grande moral nas oitavas por estar fazendo uma excelente temporada em 2013/2014 e contando com a grande criação de Özil, os Gunners buscam vingança já que foram eliminados pelo Bayern nas oitavas da última edição.
Os alemães vêm com um grande nome e respeito para a fase final da Liga dos Campeões, atual campeão, o Bayern perdeu apenas 3 partidas das 52 que disputou este ano, o time vem massacrando no campeonato alemão e fez uma excelente campanha na fase de grupos com 15 pontos ganhos, com um time que é considerado o melhor do mundo atualmente, o bávaros tem em seu banco Pep Guardiola, supercampeão no Barcelona e que tenta repetir o mesmo sucesso em Munique.
O Bayern de Munique entra como favorito no confronto por ser o atual detentor do título e por estar fazendo talvez o melhor ano e temporada de sua história, com um elenco mais experiente e forte que o do Arsenal, o Bayern conta com Ribéry, um dos três melhores jogadores de 2013 e com uma grande meta de conquistar o bicampeonato consecutivo no torneio europeu. O primeiro jogo acontecerá no dia 19 de fevereiro em Londres na Inglaterra e a segunda partida no dia 11 de março em Munique na Alemanha.

Milan x Atlético de Madrid
Os italianos se classificaram com dificuldades em um grupo que reunia quatro campeões da Liga, na segunda colocação, o Milan carimbou a vaga somente na última rodada com um empate sem gols contra o Ajax. Mesmo com o retorno de Kaká, o time de Milão não consegue fazer uma boa campanha nesta temporada e corre sérios riscos de ficar de fora do próximo torneio. Os italianos vivem uma má fase com um time tecnicamente fraco muito dependente de Kaká e Balotelli.
O Atlético de Madrid vive uma temporada espetacular, com a base forte que encantou na última temporada, os espanhóis conseguiram a segunda melhor campanha desta fase de grupos ao terminarem invictos. Com um time entrosado e forte, o time de Madrid divide a ponta do espanhol com o Barcelona e entram como um dos grandes candidatos ao título da Champions.
O Atlético de Madrid deve se classificar devido ao momento de fragilidade do Milan. Os espanhóis vivem grande fase e é um dos favoritos do torneio, diferentemente do Milan que vive uma crise dentro de campo sem conseguir emplacar vitórias e muito menos um bom futebol. O primeiro duelo será no dia 19 de fevereiro em Milão na Itália com a volta no dia 11 de março em Madrid na Espanha.

Zenit x Borussia Dortmund
Possivelmente a equipe mais fraca das dezesseis classificadas, o Zenit se garantiu na fase final com a pior campanha dentre os classificados e sem mostrar nenhum brilho no torneio. Com um elenco com bons nomes, os russos entram na fase final tentando ser a zebra e fazer uma excelente campanha.
O Borussia Dortmund com quatro vitórias, duas derrotas e 12 pontos somados, se classificou em um grupo complicadíssimo em que as três primeiras equipes somaram o mesmo número de pontos. Graças a seu saldo, os alemães conquistaram a primeira colocação do grupo. O Borussia tenta repetir o feito da temporada passada quando chegou à decisão do torneio, mas dessa vez querem o título.
O Borussia Dortmund leva vantagem por possuir uma equipe melhor e mais preparada para a fase final do que a do Zenit, os alemães mantiveram a base vice-campeã da última edição do torneio e que surpreendeu o mundo ao golear o Real Madrid. Mesmo não vivendo a fase de 2012-13, o Borussia entra como um dos oito favoritos nesta fase do torneio. O primeiro jogo será em São Petersburgo na Rússia no dia 25 de fevereiro e a volta no dia 19 de março em Dortmund na Alemanha.

Olympiakos x Manchester United
Os gregos surpreenderam e se classificaram para as oitavas derrubando o Benfica que poderia decidir o título em casa. Mostrando bom futebol o Olympiakos chegou a 10 pontos na competição conquistando três vitórias, os gregos chegam como zebra na fase final e pode ser um time a surpreender por ninguém apostar suas fichas nele.
O Manchester United sem dificuldades se garantiu na fase final, os ingleses terminaram a fase de grupos invictos e mesmo com a aposentadoria de seu treinador mitológico, o Manchester entra como um dos favoritos graças ao bom elenco que possuí e sua história no torneio.
Os ingleses são favoritíssimos no confronto, com um time forte, possuí elenco superior em todos os critérios e com mais tradição no torneio, se não der bola para o azar, se classificará sem surpresas para a próxima fase. O primeiro jogo será dia 25 de fevereiro em Pireu na Grécia e a volta no dia 19 de março em Manchester na Inglaterra.

Galatasaray x Chelsea
Os turcos não fizeram uma boa fase de grupos, sofreram duas goleadas para o Real Madrid e se classificaram apenas nos últimos minutos da última rodada contra a poderosa Juventus em um jogo marcado pela neve, com um bom elenco e a força de sua torcida, o Galatasaray conta com um treinador azarado para tentar o título.
O Chelsea trouxe José Mourinho e apesar dos sustos levados na fase de grupos, os ingleses vêm com força e garra para conquistarem a Champions. Os ingleses não são favoritos no torneio, mas contam com um elenco forte, bom treinador e merece respeito.
Difícil apontar um favorito para o confronto, mas o Chelsea tem um grande treinador e um elenco melhor que o do Galatasaray, por isso aposto minhas fichas nos ingleses. O primeiro jogo será dia 26 de fevereiro em Istambul na Turquia, e a volta dia 18 de março em Londres na Inglaterra.

Schalke 04 x Real Madrid
O Schalke não deu mole para o azar e se classificou na segunda colocação do grupo E, sem grandes nomes em seu elenco e com suas fichas apostadas em Boateng, o time alemão tenta repetir o feito de quando chegou à semifinal do torneio e mais uma vez surpreender.
O Real Madrid talvez hoje seja o grande favorito do torneio. Com um time que finalmente encontrou seu modo de jogar com Ancelotti conta com um elenco milionário e Cristiano Ronaldo vivendo sua melhor fase no time espanhol e fazendo uma Liga dos Campeões perfeita com 9 gols em 5 partidas disputadas. O Real se classificou com a melhor campanha da primeira fase.
Os espanhóis são franco favoritos para a vitória, o elenco está forte e o time vem jogando com maestria apresentando um grande futebol, é hoje o maior favorito na conquista do título pelo futebol que apresentou na fase de grupos e com certeza se classificará sem problemas. O primeiro jogo será dia 26 de fevereiro em Gelsenkirchen na Alemanha e a volta no dia 18 de março em Madrid na Espanha.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Análise Final Fase de Grupos da Liga dos Campeões da Europa 2013-14



Aconteceu na última terça e quarta-feira, dias 10 e 11 de dezembro a última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, com as dezesseis equipes que irão para as oitavas de final já conhecidas, ocorreu nesta segunda-feira dia 16 de dezembro o sorteio dos confrontos da próxima fase do torneio. Na fase de grupos os favoritos se classificaram sem surpresas, mas algumas das equipes apontadas como certas na próxima fase derraparam dando lugar a times que teoricamente ficariam com as vagas da Liga Europa. Enquanto isso, o sorteio das oitavas nos proporcionou três grandes confrontos.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA FASE DE GRUPOS

O grupo A do torneio contou com Manchester United, Bayer Leverkusen, Shakhtar Donetsk e Real Sociedad. Os ingleses do Manchester United impuseram à lógica e se classificaram na primeira colocação do grupo de forma invicta com 4 vitórias e 2 empates. A segunda classificação houve certa surpresa com a classificação do Bayer Leverkusen para a próxima fase, mesmo com saldo negativo os alemães conseguiram 3 vitórias, 1 empate e duas derrotas fechando a primeira fase com 10 pontos, dois a mais que o terceiro colocado. Os ucranianos do Shakhtar Donetsk foi uma das decepções da fase de grupos do torneio ao caírem prematuramente, mesmo contando com uma boa equipe caberá ao Shakthar apenas a disputa da Liga Europa, os ucranianos somaram apenas 8 pontos com duas vitórias, duas derrotas e dois empates. O Real Sociedad sem tradição no torneio manteve a escrita e terminou na última colocação do grupo com apenas 1 ponto somado, os espanhóis tiveram cinco derrotas e um empate.

No grupo B também ouve surpresas. O grupo contava com Real Madrid, Galatasaray, Juventus e Copenhague. O Real Madrid mostrou todo o seu favoritismo de certa forma um pouco inesperado e terminou a fase de grupos na primeira colocação terminando a primeira fase com a melhor campanha das 32 equipes, os espanhóis somara 16 pontos com 5 vitórias e 1 empate e ainda viu a sua estrela Cristiano Ronaldo despontar na artilharia com 9 gols batendo recordes. A segunda colocação coube com uma das grandes surpresas do torneio, os turcos do Galatasaray desbancaram o favoritismo da Juventus e conseguiram a classificação em um jogo dramático marcado pela neve, o turcos somaram 7 pontos, com 2 vitórias, 1 empate e três derrotas. A terceira colocação e a vaga para a Liga Europa ficou com a Juventus, os italianos foram a maior decepção da primeira fase do torneio refletindo a atual fragilidade do futebol na Itália, a Juventus somou 6 pontos com apenas 1 vitória, 3 empates e duas derrotas. Os dinamarqueses chegaram a assustar e quase beliscaram uma vaga na Liga Europa e tiveram chances de se classificarem para as oitavas, o Copenhague somou 4 pontos com uma vitória, um empate e quatro derrotas.

O grupo C que era formado por Paris Saint-Germain, Olympiakos, Benfica e Anderlecht também contou com surpresas em sua segunda colocação. O Paris Saint-Germain com seu elenco milionário não titubeou e assegurou a primeira colocação do grupo, os franceses somaram 13 pontos com quatro vitórias, um empate e uma derrota. O Olympiakos surpreendeu no grupo e pelos critérios de desempate se manteve vivo no torneio garantindo vaga para a próxima fase, os gregos com 10 pontos somaram três vitórias, um empate e duas derrota. O Benfica foi outra decepção, os portugueses tinham a chance de decidirem a Liga em seu próprio estádio, mas amargaram apenas a terceira colocação do grupo caindo para a Liga Europa, o time de Lisboa somou 10 pontos, com três vitórias, um empate e duas derrotas perdendo a classificação no confronto direto. Na última colocação ficou os belgas, o Anderlech esteve muito abaixo do nível e terminou o torneio com apenas 1 pontos em um empate e cinco derrotas.

O grupo D contou com o atual campeão da Champions Bayern de Munique, Manchester City, CSKA Moscou e Viktoria Plzeň e não houve quase nenhuma surpresa. O Bayern de Munique, defendendo o título se classificou sem problemas e garantiu a primeira colocação do grupo, os alemães somaram 15 pontos em cinco vitórias e uma derrota. O Manchester City conseguiu espantar a bruxa e se classificou para as oitavas de final, os ingleses fizeram uma campanha excepcional e passou para a próxima fase com 15 pontos em cinco vitórias e uma derrota, perdendo apenas no saldo de gols. O Viktoria Plzeň desbancou o CSKA Moscou ficando com a terceira colocação do grupo com 3 pontos, com uma vitória e cinco derrotas. O CSKA Moscou não conseguiu desbancar os favoritos e foi uma decepção ao ficar em último lugar do grupo, os russos fizeram apenas 3 pontos, com uma vitória e cinco derrotas perdendo no confronto direto.

No grupo E se manteve a escrita, a formação do grupo se dava com Chelsea, Schalke 04, Basel e Steua Bucareste. Os ingleses apesar dos sustos manteve a primeira colocação do grupo, com isso o Chelsea somou 12 pontos com quatro vitórias e duas derrotas. Schalke também manteve parte do favoritismo e chegou aos 10 pontos com três vitórias, um empate e duas derrotas. O Basel tentou beliscar a classificação, mas no fim ficou com a vaga da Liga Europa, os suíços terminaram na terceira colocação com 8 pontos, duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Na quarta colocação ficou o Steua Bucareste, os romenos fizeram apenas 3 pontos em três empates e três derrotas.

O grupo F foi o mais disputado do torneio, com Borussia Dortmund, Arsenal, Napoli e Olympique de Marseille, o grupo contou com três equipes empatadas na briga pela classificação. Apesar das dificuldades, o atual vice-campeão Borussia Dortmund se classificou na primeira colocação graças a seu saldo de gols, os alemães fizeram 12 pontos, com quatro vitórias e duas derrotas. O Arsenal superou as expectativas e fez uma campanha melhor do que a imaginada, os ingleses graças ao segundo melhor saldo de gols se classificaram para as oitavas na segunda colocação com 12 pontos em quatro vitórias e duas derrotas. O Napoli não teve a mesma sorte, o time conseguiu somar 12 pontos, mas contou com um saldo menor que seus rivais e assim com quatro vitórias e duas derrotas acabou em terceiro no grupo. Os franceses do Olympique de Marseille tiveram a pior campanha da fase de grupos e acabaram a competição sem pontuar com seis derrotas.

No grupo G o vexame coube ao Porto, em uma chave formada por Atlético de Madrid, Zenit, Porto e Áustria Viena, as surpresas brilharam. O Atlético de Madrid confirmou o favoritismo e se classificou na primeira colocação com 16 pontos e a segunda melhor campanha da fase de grupos desta edição da Liga, os espanhóis obtiveram cinco vitórias e um empate. A segunda colocação coube ao Zenit, surpresa nessa edição, os russos somaram apenas 6 pontos que foram o suficientes para se garantirem na próxima fase do torneio, a fraca campanha terminou com apenas uma vitória, três empates e duas derrotas. O vexame da vez foi o Porto, os portugueses eram favoritos em uma chave de baixo nível, mas mesmo assim foram eliminados do torneio restando apenas a Liga Europa, com a eliminação do Porto, Portugal que será a sede da decisão não terá nenhum representante na fase final, os portugueses somaram 5 pontos com uma vitória, dois empates e três derrotas. O Áustria Viena ficou com a última colocação do grupo com os mesmo 5 pontos dos portugueses, mas levando desvantagem no confronto direto, os austríacos terminaram com uma vitória, dois empates e três derrotas.

O grupo H era considerado o grupo da morte por reunir quatro campeões da Champions, Barcelona, Milan, Ajax e Celtic brigavam pelas duas vagas na fase final do torneio. Mesmo com Messi ausente em vários jogos, o Barcelona confirmou o favoritismo chegando como um dos favoritos nas oitavas de final, os espanhóis somaram 13 pontos com quatro vitórias, um empate e uma derrota. O Milan teve que suar a camisa para se classificar, com apenas um ponto lhes separando do terceiro colocado, os italianos não conseguiram repetir o brilho de outrora, mas mesmo assim conquistou 9 pontos com duas vitórias, três empates e uma derrota. O Ajax tentou repetir os feitos do passado, mas amargou a terceira colocação lhe restando apenas a Liga Europa, o holandeses derrotaram o Barcelona, mas não evitaram a eliminação com apenas 8 pontos, duas vitórias, dois empates e duas derrotas. O Celtic tentava o impossível, se classificar em um grupo em que era considerado a zebra, os escoceses bem que tentaram, mas ficaram na última colocação do grupo com apenas 3 pontos em apenas uma vitória e cinco derrotas.

OS OITO DESTAQUES

Com as dezesseis equipes classificadas, oito delas merecem uma atenção especial, as que são consideradas as grandes favoritos, não tenho medo de afirmar que o campeão sairá de uma dessas oito equipes, que são: Manchester United, Real Madrid, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Atlético de Madrid, Barcelona e Manchester City.
Com o sorteio realizado, duas equipes que entram nessa fase como favoritas foram colocadas frente a frente, Barcelona e Manchester City. Os catalães sem Messi contundido aposta todas suas fichas em Neymar enquanto os ingleses vêm mostrando que seu futebol vem crescendo nos últimos anos e finalmente conseguiram a classificação para as oitavas e querem buscar o título inédito em sua história, será o melhor jogo desta fase ao lado de Bayern de Munique e Arsenal. A seguir todos os confrontos das oitavas do torneio:
·         Manchester City x Barcelona;
·         Olympiakos x Manchester United;
·         Milan x Atlético de Madrid;
·         Bayer Leverkusen x Paris Saint-Germain;
·         Galatasaray x Chelsea;
·         Schalke 04 x Real Madrid;
·         Zenti x Borussia Dortmund;
·         Arsenal x Bayern de Munique.

Nos próximos dias trarei uma análise sobre cada um dos confrontos das oitavas de final do maior torneio de futebol da Europa.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Clube Náutico Capibaribe



Hoje darei continuidade às postagens sobre a história das vinte equipes que disputaram o Campeonato Brasileiro de 2013, o escolhido de hoje foi o pernambucano Clube Náutico Capibaribe, fundado em 1901, o timbu é dono de 21 títulos estaduais e é um dos grandes clubes do nordeste brasileiro e em sua história o colorado pernambucano tem a década de 60 como sua década de ouro.

FUNDAÇÃO
Em 1898, nascia da fusão das agremiações de remo Clube dos Pipões e outro grupo de remadores na capital pernambucana o Clube Náutico Recife com exclusividade para a prática do remo, mas apenas no dia 07 de abril de 1901, João Alfarra convocou os demais membros do clube para a assinatura da ata da agremiação, tornando assim esta a data oficial da fundação do Náutico.
Apenas no ano de 1905 um grupo de ingleses formava o primeiro time de futebol do Náutico, nesta época o timbu era conhecido como o “Clube dos Brancos” por não permitir que pessoas negras ou mestiças vestissem sua camisa, mas essa prática finalmente seria abolida anos depois.
Em 1914 foi criada a Liga Recifense de Futebol que não contou com a presença do Náutico, mas em 1915 foi criada a Liga Sportiva Pernambucana que contou com a filiação do timbu, que não manteve interesse por este esporte até a chegada dos anos 30 com a profissionalização do futebol que finalmente traria o primeiro título estadual do alvirrubro em 1934. Em 1939 com a estrela Fernando Carvalheira e a construção do Estádio dos Aflitos o Náutico era novamente campeão pernambucano.

HISTÓRIA
Durante a década de 40, o Náutico começava a montar a sua era de ouro, em 1945 o timbu aplicava a maior goleada de sua história ao derrotar o Flamengo de Recife por 21x3 no mesmo ano em que se sagrava campeão pernambucano pela terceira vez.
Na década de 50, o alvirrubro começava a se tornar o maior protagonista em Pernambuco com um tricampeonato estadual em 1950, 1951 e 1952 e em 1954 mostraria sua hegemonia ao conquistar o quarto título estadual naquela década.
A década de ouro do Náutico começava de maneira brilhante com o título pernambucano de 1960. O decorrer dos anos mostraria que o Náutico passava de um clube vitorioso no remo para também vitorioso no futebol que começava a se tornar seu principal esporte, em 1961 o Náutico terminava a Taça Brasil na quarta colocação, mas isto seria pouco para esta década, pois o timbu conquistaria um hexacampeonato estadual de maneira inédita com os títulos de 63, 64, 65, 66, 67 e 68 e em âmbito nacional terminaria na terceira colocação do brasileiro em três oportunidades e seria vice-campeão em 67 ao ser derrotado pelo Palmeiras. Com o vice da Taça Brasil, o Náutico conseguiu se classificar para a Libertadores da América de 1968 a qual seria eliminado na primeira fase por um erro de regulamento contra o Deportivo Portugués da Venezuela.
Durante a década de 70 o Náutico não conseguiu viver as glórias da década passada conquistando apenas um título pernambucano no ano de 1974.
Nos anos 80 o timbu contou em seu elenco com o jogador Baiano que ganharia a Chuteira de Ouro do futebol brasileiro em 1982 e 1983, nesta década o Náutico seria bicampeão estadual em 1984 e 1985, mas com a criação da Copa União o Náutico seria automaticamente rebaixado para a segunda divisão brasileira retornando para a disputa da série A de 89 ao ser vice-campeão da segunda divisão em 88. Em 1989 o alvirrubro seria novamente campeão estadual.
No início dos anos 90 o Náutico se manteria na primeira divisão até 1995 quando seria novamente rebaixado, mas em 1998 viveria outro momento triste na história ao cair para a série C. O timbu conseguiu o acesso para a segunda divisão em 1999 aonde permaneceria por longos anos.
Com a vira do milênio o Náutico voltava a ser campeão estadual após doze anos em 2001 e conquistaria o bicampeonato em 2002 e sobre o comando de Muricy Ramalho também levantaria o pernambucano de 2004 com Kuki se tornando a maior estrela do alvirrubro nesta década. Em 2005 o Náutico terminaria a série B na terceira posição tendo seu acesso novamente frustrado, desta vez pelo Grêmio na partida que ficaria conhecida com a “Batalha dos Aflitos” com o timbu desperdiçando dois pênaltis no duelo e o Grêmio conquistando o acesso com uma vitória por 1x0. Mas no ano seguinte após enterrar a derrotada no ano anterior o Náutico finalmente voltava à primeira divisão brasileira. O timbu permaneceria na primeira divisão por 3 anos, mas seria assombrado pela queda novamente em 2009.
No ano de 2011, após perder o estadual o Náutico se reformulou conquistando o acesso para a série A novamente disputando-a em 2012 e 2013 quando novamente seria rebaixado com a pior campanha da história dos brasileiros de pontos corridos.
O Náutico faz o clássico das emoções quando enfrenta o Santa Cruz, e faz também o clássico dos clássicos, o maior do estado de Pernambuco ao enfrentar o Sport.

ESTÁDIO
Foi inaugurado no dia 25 de junho de 1939 o Estádio Eládio de Barros Carvalho popularmente conhecido como Estádio dos Aflitos. Seu jogo inaugural foi o clássico entre Náutico x Sport com empate por 2x2, o primeiro gol foi marcado por Wilson do Náutico, atualmente possui capacidade para 22.858 pessoas.
O estádio não está mais sobre o uso do timbu que passou a mandar seus jogos na Arena Pernambuco após a Copa das Confederações de 2013.

ELENCO ATUAL
Os principais jogadores de seu atual elenco são: os goleiros Ricardo Berna e Gideão, os zagueiros Jean Rolt, Leandro Amaro e João Filipe, os laterais Maranhão e Bruno Colaço, os volantes Elicarlos, Martinez e Derley, os meias Tiago Real, Angelo Peña e Diego Morales e os atacantes Rogério, Maikon Leite e Juan Oliveira.

JOGADORES HISTÓRICOS
Dentre os jogadores que passaram pelo Náutico, alguns marcaram época e se tornaram grandes ídolos de sua torcida, tais como: Fernando Carvalheira, Orlando Pingo de Ouro, Ivson de Freitas, Bita, Nado, Nino, Lala, Ivan Brondi, Salomão, Gena, Jorge Mendonça, Marinho Chagas, Neneca, Lourival, Mirandinha, Cláudio Milar, Baiano, Mário Tilico, Adriano, Kuki, Acosta, Jorge Henrique, Sangaletti e Kieza.

TÍTULOS
·         21 Campeonatos Pernambucanos.