quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Associação Atlética Ponte Preta



Dando continuidade as postagens sobre a história das vinte equipes que disputam o brasileirão deste ano, o escolhido da vez foi a Associação Atlética Ponte Preta. Fundada em 1900 a macaca é o clube de futebol em atividade mais antigo do estado paulista e o segundo mais antigo do Brasil. O clube da cidade de Campinas é dona do estádio Moisés Lucarelli e seu maior rival é o Guarani também de Campinas.

FUNDAÇÃO
Em 1870 deu inicio a construção da ferrovia que ligava Jundiaí a Campinas, durante a construção, era necessária a construção de uma ponte, como a ponte era de madeira, para melhorar sua conservação ela foi coberta com piche, assim surgiu à famosa Ponte Preta, e em 1872 começava a nascer em torno da ponte o bairro Ponte Preta. Então no dia 11 de agosto 1900, um grupo de alunos que praticavam futebol no bairro fundaram a Associação Atlética Ponte Preta.

HISTÓRIA
Apesar de ser um dos times tradicionais do futebol brasileiro, a Ponte Preta em seus 113 anos de história não possuí nenhuma conquista importante, mas possui diversas campanhas memoráveis e diversos jogadores de destaque na seleção brasileira.
No Campeonato Paulista, a macaca já foi seis vezes vice-campeão estadual, em 1929, 1970, 1977, 1979, 1981 e 2008. Em 77 foi um ano memorável, com um grande time, Corinthians e Ponte Preta faziam a decisão, enquanto a Ponte buscava seu título inédito, o Corinthians buscava quebrar um tabu de títulos paulista que durava desde 1954. No primeiro jogo, vitória corintiana por 1x0, na volta vitória pontepretana por 2x1, então, no jogo de desempate, vitória do Corinthians em uma jogada emocionante de bate-rebate na área, o gol de Basílio acabava com um jejum de 23 anos.
Em âmbito nacional, a Ponte Preta alcançou a semifinal do Campeonato Brasileiro em 1981 e a semifinal da Copa do Brasil de 2001.

ESTÁDIO
No dia 12 de setembro de 1948, a Ponte Preta inaugurava seu estádio, o Moisés Lucarelli, em uma partida em que a macaca era derrotada para o XV de Piracicaba por 3x0, o primeiro gol foi marcado pelo atleta Sato do XV. Atualmente possui capacidade para 17.728 pessoas, mas seu público recorde oficial é de 37.274 pessoas na derrota por 3x1 para o São Paulo no dia 01 de fevereiro de 1978. Em 1948 quando foi construído, era o terceiro maior estádio do país, perdendo apenas para Pacaembu e São Januário.

JOGADORES HISTÓRICOS
Entre os jogadores que vestiram a camisa da Ponte, diversos entraram para sua história, dentre eles estão: Dicá, Carlos, Oscar, Polozzi, Juninho, Waldir Peres, Washington, Luis Fabiano, Elias, Sérgio Guedes, André Cruz, Fábio Luciano, Mineiro, Marco Aurélio, Jair Picerni, Ciasca, Tuta, Dadá Maravilha, Nenê Santana, Chicão, Monga, Grizzo, Manfrini, Átis, André Dias, Piá, Fabio Luciano, Édson, Pitico e Regis Pitbull.

ELENCO ATUAL
Para a atual temporada, a Ponte Preta conta em seu elenco com: Roberto, Édson Bastos, Diego Sacoman, Ferron, Betão, Raphael Silva, Wescley, Artur, Advincula, Uendel, Baraka, Fernando Bob, Magal, Elias, Fellipe Bastos, Sarmiento, Giovanni, Ramírez, Rildo, Willian, Chiquinho e Adaílton. 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ponto de Impacto


Capa do livro "Ponto de Impacto"

Acabei de ler na última quinta-feira dia 10 o livro Ponto de Impacto do grande autor Dan Brown, escritor de O Código Da Vinci. Lançado em 2001 nos Estados Unidos, a obra chegou ao Brasil apenas em 2005. Assim como todos os outros livros de Dan Brown que tive o prazer de ler, Ponto de Impacto me fascinou do começo ao fim, uma história bem trabalhada, uma trama surpreendente recheada de reviravoltas e ação a cada página. Um livro extremamente detalhista que nos revela grandes curiosidades no decorrer da história. Em um critério de avaliação de cinco estrelas, Ponto de Impacto receberia nota máxima.
Todas as obras de Dan Brown giram em torno de uma agência governamental, ou uma seita religiosa, ou uma entidade religiosa, e Ponto de Impacto não foi diferente, sua trama gira em torno da Agência Espacial Norte-americana, a NASA, o livro traz informações sobre a Agência Espacial e a comunidade de inteligência dos Estados Unidos da América, além de bastidores de uma corrida presidencial entre o atual presidente, fã da NASA tentando se reeleger e seu oponente, um senador poderoso e capaz de fazer de tudo para chegar ao poder, tal como atacar a própria agência, além de tratar da polêmica discussão sobre vida extraterrestre.
Para aqueles que conhecem as obras de Dan Brown este livro não precisa de apresentações, mas para aqueles que ainda não tiveram o prazer de ler, Ponto de Impacto é mais do que recomendado, este é o livro que não pode faltar em sua estante, então aproveite e leia esta super obra de um grande escritor. Abaixo segue a sinopse do livro segundo a Wikipédia, confiram, e acima de tudo, leiam esta incrível obra.

Dan Brown
“Quando a NASA encontra um enorme meteorito enterrado na geleira Milne, no alto Ártico, contendo fósseis – uma prova irrefutável da existência de vida extraterrestre - as autoridades políticas americanas se movimentam para tomar vantagem de tal acontecimento. O fascinante achado acontece exatamente quando a NASA se tornou uma questão central na disputa pela presidência que está para acontecer. O candidato à reeleição, o presidente Zachary Herney, vem perdendo pontos com os ataques de seu oponente, o senador Sedgwick Sexton, à ineficiência e aos gastos excessivos da agência espacial.
Para evitar especulações sobre a autenticidade do meteorito, a Casa Branca convoca Rachel Sexton, analista do NRO – o Escritório Nacional de Reconhecimento – e filha do adversário do presidente, para verificar os dados levantados pela NASA. Além dela, quatro renomados cientistas são enviados para o Ártico, entre eles o oceanógrafo e apresentador de TV Michael Tolland.
Mas quando suspeitas de fraude surgem, os cientistas passam a ser caçados por uma equipe de assassinos profissionais, controlada à distância por um inimigo poderoso. Tentando escapar da morte, Rachel e Michael enfrentam os perigos da gelada paisagem do Ártico e inúmeras outras ameaças enquanto tentam descobrir quem se esconde por trás dessa genial armação.”.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Criciúma Esporte Clube



Dando continuidade as postagens sobre as vinte equipes que disputam a edição de 2013 do Campeonato Brasileiro, o escolhido de hoje foi o Criciúma Esporte Clube. O clube catarinense foi fundado em 1947 com o nome de Comerciário Esporte Clube. O tricolor foi campeão da Copa do Brasil de 1991 e também conta com 10 títulos do Campeonato Catarinense.

FUNDAÇÃO
No dia 13 de maio de 1947, na praça Nereu Ramos, um grupo de rapazes fundavam o Comerciário Esporte Clube, o primeiro time a ser fundado no centro de Criciúma. Seu primeiro jogo foi dois dias depois, no dia 15 de maio, contra o São Paulo Futebol Clube da Vila Operária, com derrota do Comerciário por 4x0. A primeira vitória da nova equipe só aconteceu na terceira partida que realizava contra o São Paulo, vitória com o placar de 3x2.

HISTÓRIA
Em 1955 o tigre inaugurava seu estádio, o “Estádio Heriberto Hülse”, em uma partida contra o Imbituba Esporte Clube, com derrota dos donos da casa por 1x0.
Em 1968 veio à primeira glória do Comerciário, com um time liderado por Valdomiro Vaz Franco, o tigre derrotava o Caxias de Joinvile por 2x0 em Florianópolis e conquistava seu primeiro título estadual.
Em 1970 uma grande crise financeira atingiria o Comerciário Esporte Clube, forçando o time a encerrar seu departamento de futebol profissional. Em 1977 o clube voltaria a abrir as portas de seu departamento de futebol, mas com alguns problemas o Comerciário foi derrotado pelo Avaí no estadual daquele ano, e com o fechamento anterior, o clube acabou perdendo seus torcedores, então em uma jogada de marketing, e para conquistar os torcedores dos clubes que também haviam fechado suas portas na cidade, o Comerciário Esporte Clube, no dia 02 de abril de 1978, mudava seu nome para “Criciúma Esporte Clube”.
No fim da década de 70 e início da década de 80, o Criciúma montou um time que contava com Edgar, Paulinho Criciúma, Luiz Freire, Anchieta e Vargas, que então venceria o Flamengo de Zico por 4x2 carimbando a faixa de campeão mundial do rubro-negro carioca. Então em 1986, o tricolor já nas cores amarela, branca e azul conquistava seu primeiro estadual com o nome de Criciúma. Em 1989 o Criciúma se tornava novamente campeão catarinense.
Em 1990 o tigre conquistava um inédito bicampeonato estadual na sua história, e em 1991 o ainda mais inédito tricampeonato catarinense, mas aquele ano ainda guardava a maior glória do futebol de Santa Catarina. Comandados por Felipão, o Criciúma com um time que contava com Sarandí, Vilmar, Altair, Roberto Cavalo, Gélson, Grizzo, Zé Roberto e Soares, alcançava a decisão da Copa do Brasil. O primeiro jogo contra o Grêmio em Porto Alegre terminou em 1x1, e então dentro de casa o Criciúma precisou apenas empatar por 0x0 e ser campeão da Copa do Brasil graças à vantagem do gol fora de casa. Em 1992, o Criciúma disputava pela primeira vez a Libertadores da América, o tricolor acabaria o torneio continental na 5ª colocação sendo eliminado pelo São Paulo que seria o campeão daquela edição. Em 1993 o tigre se tornava novamente campeão estadual, torneio que seria campeão novamente em 1995 e 1998.
Em 2002, um time que contava com o jovem Paulo Baier conquistava o campeonato Brasileiro da série B, garantindo o retorno do tricolor à primeira divisão. Em 2004 o time volta a ser rebaixado e em 2005, mesmo com o título estadual o tigre caia para a série C nacional. Em 2006 com um time que contava com Douglas e Fernandinho, o tricolor conquistava a 3° divisão. Em 2008, mesmo com Jardel, Luís Mario e um dos melhores elencos da segundona daquele ano, o Criciúma em crise era novamente rebaixo para a série C.
Em 2010, com a frase “Vamos Subir Tigre” cantada nas arquibancadas, o tricolor conquistava sua volta à série B, mas em 2011, mesmo brigando durante todo o campeonato, o time não conseguiu terminar no G4, amargando mais um ano na segunda divisão, mas em 2012 mesmo fazendo um mal primeiro semestre, conseguiu dar a volta por cima e voltar à elite nacional. Em 2013, depois de 7 anos de jejum voltava a conquistar o Campeonato Catarinense.

ESTÁDIO
No dia 16 de outubro de 1955 era inaugurado na cidade de Criciúma em Santa Catarina, o estádio do Comerciário Esporte Clube, denominado “Estádio Heriberto Hülse, em homenagem ao ex-governador do estado. O jogo inaugural foi entre o Comerciário e o Imbituba, com vitória dos visitantes por 1x0. Atualmente tem capacidade para 19.000 pessoas e seu recorde de público é de 31.123 espectadores na final do Campeonato Catarinense de 1995 com vitória do tigre por 1x0 sobre a Chapecoense.

JOGADORES HISTÓRICOS
Os principais ídolos do Criciúma são os goleiros: Agenor e Alexandre, os zagueiros: Vilmar e Alexandre Lopes, os laterais direitos: Paulo Baier, Sarandí e Maicon Sisenando, o lateral esquerdo: Itá, o volante: Roberto Cavalo, os meias: Grizzo, Gélson, Douglas e Paulinho Criciúma, os atacantes: Jairo Lenzi, Soares, Mahicon Librelato e Zé Carlos.

ELENCO ATUAL
O Criciúma conta em seu elenco para a disputa da atual temporada com diversos jogadores tais como: Bruno, Darley, Helton Leite, Galatto, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira, Thiago Heleno, Marlon, Gilson, Tiago Dutra, Amaral, Bruno Renan, Serginho, Ivo, Daniel Carvalho, Morais, Douglas, Lins, Fabinho, Marcel, Wellington Paulista e Weldon.

TÍTULOS
·         1 Copa do Brasil: 1991;
·         10 Campeonatos Catarinenses.
 

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Dica de Filme



Resolvi trazer hoje a dica de um filme muito bom para curtirem no resto desta semana ou durante o feriado.
“Somos Tão Jovens” é um filme brasileiro lançado no dia 03 de maio de 2013 e conta a história de Renato Russo interpretado por Thiago Mendonça, o filme começa a contar a narrar a vida do cantor de 1973 quando ele se muda para Brasília e descobre que tem a doença epifisiólese, passando pela fundação do “Aborto Elétrico”, sua saída da banda após a briga com o baterista Fê Lemos, sua época cantando solo como “Trovador Solitário”, até a fundação da banda Legião Urbana e mostrando as composições de grandes sucessos como “Faroeste Caboclo”, “Eduardo e Mônica”, “Geração Coca-Cola”, “Música Urbana” e “Que País é Este?”.
O filme se inicia com Renato Manfredini Júnior com apenas 16 anos sendo diagnosticado com uma rara doença óssea, após operar, o jovem fica preso em uma cama durante um longo tempo, aonde começa a aprimorar seu gosto musical e a escrever canções. Após se recuperar, Renato conhece Fê Lemos em uma festa e é apresentado a Turma da Colina, e então ao conhecerem André Pretorius eles decidem formar o “Aborto Elétrico”, mas formação inicial não duraria muito tempo, pois Pretorius voltaria para a África do Sul. Com a saída de André, Flávio Lemos irmão de Fê passa a integrar a banda começando a fazer sucesso entre os jovens de Brasília e a inspirar outros a criarem suas próprias bandas, mas após a morte de John Lennon, Renato entra em depressão e se atrasa para um show o que ocasiona uma briga com Fê Lemos e com conseqüência a saída de Renato Russo da banda.
Ele então começa a compor e a cantar sozinho e dentre suas composições nascem “Eduardo e Mônica” e “Faroeste Caboclo”, o filme mostra também a vida romântica de Renato e o momento em que ele conta para sua mãe sobre sua preferência sexual.
Depois de brigar com sua melhor amiga, Renato juntamente de Marcelo Bonfá interpretado por Conrado Godoy, fundam a Legião Urbana, e recrutam Dado Villa-Lobos como guitarrista (interpretado por Nicolau Villa-Lobos).
O filme mostra a vida de Renato, seu ataque e revolta a ditadura militar que dominava o Brasil na época, suas principais composições e sua escalada até o sucesso com a Legião Urbana se apresentando no Rio de Janeiro em 1982, o salto para a trajetória de sucesso do grupo.
O filme conta em seu elenco com atores como: Thiago Mendonça, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Bianca Comparato, Laila Zaid, Bruno Torres, Olivia Torres, Henrique Pires, Daniel Granieri.
É um excelente filme, conta a história de um dos grandes nomes da música brasileira com excelentes atuações de Thiago Mendonça e Laila Zaid, recomendado para todos e principalmente para os fãs do rock brasileiro.