terça-feira, 18 de junho de 2013

Esporte Clube Bahia



Hoje, darei continuidade ás postagens sobre as vinte equipes que disputam o Brasileiro desse ano, e para este post foi sorteado o tricolor da boa terra, Bahia. A equipe baiana é uma das mais tradicionais do futebol brasileiro com uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil. O Bahia foi o primeiro clube brasileiro a disputar a Libertadores da América em 1960, bicampeão brasileiro em 1959 e 1988 e também 44 vezes campeão baiano.

FUNDAÇÃO:
Com o fechamento do departamento de futebol da Associação Atlética da Bahia e do Clube Bahiano de Tênis, alguns dos ex-atletas desses clubes decidiram fundar um time para disputar jogos amadores, o “Atlético Bahianinho”. Com o enorme sucesso que o time amador alcançou, estes ex-atletas decidiram fundar um time profissional e assim, no dia 01 de janeiro de 1931 surgia o Esporte Clube Bahia. Seu primeiro jogo oficial foi realizado no dia 01 de março daquele ano no Torneio Inicio, com o Bahia batendo o Ypiranga por 2x0. Ainda neste ano, o tricolor da boa terra se sagrava campeão baiano de 1931 de forma invicta no seu ano de fundação.

HISTÓRIA:
Em 1932 ocorria o primeiro “Ba-Vi” com vitória tricolor por 3x0. Em 1933 após superar uma crise na diretoria, o Bahia voltava a ser campeão estadual. Durante sua primeira década, o tricolor da boa terra viveu altos e baixos, com várias crises na diretoria que chegou até a ter uma “diretoria paralela” em 1937.
No início da década de 40, o Bahia viveu uma forte crise chegando a beirar a falência e ser despejado de sua cede em 1941 que foi controlada apenas em 1944 com Zelito Bahia Ramos assumindo a presidência do clube e conquistando o estadual daquele ano. Em 1946 surgia a acunha “Esquadrão de Aço” inventada pelo ex-jogador e jornalista Aristóteles Góes caindo nas graças da torcida tricolor. Em 1947 o Bahia era mais uma vez campeão Baiano criando assim um feito de nove títulos em dezessete torneios estaduais. De 1947 a 1950 o Bahia fazia um feito inédito no estado ao conquistar o estadual nestes quatro anos seguidos, se tornando assim o primeiro tetracampeão baiano.
Em 1959 era realizado a “Taça Brasil”, o primeiro Campeonato Brasileiro com os atuais campeões estaduais e que daria uma vaga para a disputa da primeira Libertadores da América em 1960. Na decisão, o Bahia foi colocado diante do grande Santos de Pelé. Na primeira partida realizada em Santos, todos esperavam um grande show do rei do futebol, mas foi o tricolor que venceu a partida por 3x2, na segunda partida em Salvador, o Santos venceu por 2x0 forçando um terceiro jogo em campo neutro, e então o Maracanã viu o Bahia vencer por 3x1 em cima do poderoso Santos e sagrar-se campeão brasileiro.
Em 1960 porém, o Bahia não fez boa participação na Libertadores da América sendo eliminado na primeira fase. Em 60, 61 e 62 o Bahia sagrou-se campeão baiano, mas passou por uma seca de títulos que só foi saciada em 1967 com o título baiano do esquadrão.
Na década seguinte o Esquadrão de Aço viveu vários anos de glória com a conquista de 9 estaduais entre 1970 e 1979 com sete títulos consecutivos de 1973 a 1979 ganhando de forma invicta em 1975.
Os anos 80 também foram de glórias para o tricolor com sete títulos estaduais e a conquista do bicampeonato brasileiro em 1988 ao bater o Internacional de Porto Alegre na decisão e em 1989 obtinha sua melhor campanha na Libertadores da América ao alcançar as quartas-de-final do torneio.
Já nos anos 90 o Bahia sofreu um declínio com o rebaixamento no brasileiro de 1997 e retornando a elite apenas em 2000. Em 2003 o clube sofreu um novo rebaixamento depois de perder por 7x0 para o Cruzeiro dentro da Fonte Nova em Salvador. Em 2005 veio o momento máximo da crise do esquadrão ao ser rebaixado para a terceira divisão do brasileiro ao lado do Vitória seu maior rival. Em 2007 conseguiu voltar à segunda divisão e em 2010 após um terceiro lugar na série B, o clube retornava a série A após sete longos anos fora da elite e em 2012 o time voltava a ser campeão estadual, feito que não era alcançado desde 2001.
O Bahia faz seu maior clássico contra o Vitória, jogo que é conhecido como “Ba-Vi”.

JOGADORES QUE FICARAM NA HISTÓRIA:
Dentre os vários jogadores que defenderam as cores do tricolor da boa terra, alguns se destacaram e entraram para a história do clube, tais como os goleiros: Marcelo Lomba, Willian Andem, Rodolfo Rodríguez, Emerson, os zagueiros: Nen, Leonardo Silva, Fabão, Estevam Soares, Newmar, Vagner Basílio, Lucas Fonseca, os laterais: Daniel Alves, Zanata, Perivaldo, Leone, Ávine, Serginho, os volantes: Luís Alberto, Fábio Baiano, Preto Casagrande, Baiaco, Florisvaldo, os meias: Morais, Cícero, Elias, Bobô, Douglas, Leguelé, Héctor Papetti, Dante Bianchi, Mario Giuseppe Avalle, Gabriel, Jorge Wagner, Uéslei, Eliseu Godoy, Beijoca, Luís Romero, os atacantes: Adriano, Zé Carlos, José Sanfilippo, Vareta, Carlito, Jael, Nonato, Sérgio Alves, Robgol, Marcelo Ramos, Raudinei, Charles Fabian, Dadá Maravilha e Léo Briglia.

ELENCO ATUAL:
Hoje, no atual elenco do Bahia, destacam-se alguns jogadores, tais como: Marcelo Lomba, Rafael Donato, Titi, Madson, Neto, Ávine, Toró, Fahel, Diones, Rafael Miranda, Marquinhos, Freddy Adu, Souza, Fernandão, Obina e Wallyson.

TÍTULOS:
Dentre os títulos do Esquadrão de Aço destacam-se:
·         2 Campeonatos Brasileiro: 1959 e 1988.
·         44 Campeonatos Estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário