quinta-feira, 30 de maio de 2013

8ª Temporada de Sobrenatural



No dia 15 foi ao exibido nos Estados Unidos o último episódio da 8ª temporada de Sobrenatural. Enquanto muitos esperam o lançamento da temporada dublada aqui no Brasil, vários outros não agüentaram a curiosidade e correram para assisti-la legendada. O maior mistério desta temporada seria como Dean e Castiel escapariam do purgatório, quais seriam os planos de Crowley para o profeta Kevin e como Sam se sairia sem o seu irmão, ele buscaria por ele? Tentaria seguir uma vida normal? Várias interrogações foram colocadas no final da sétima temporada e no decorrer da oitava com seus altos e baixos. O rei do inferno Crowley foi o principal inimigo nesta seção enquanto a misteriosa Naomi controlava todos os anjos. Os garotos conhecem seu avô paterno e os “Homens das Letras”, alguns personagens voltam nesta temporada que a meu ver seria o fim da série, mas um acontecimento inimaginável no último episódio surpreendeu a todos forçando uma nona temporada que já está confirmada.
A temporada começa com a fuga de Dean do purgatório, fuga esta ajudada por um vampiro chamado Benny. Dean sai em busca de Sam e após encontrar seu irmão descobre que o mesmo não havia procurado por ele e que durante o ano que ele havia passado no purgatório Sam havia parado de caçar e havia conhecido uma mulher. Ao indagar a Dean sobre o que aconteceu com Castiel o irmão mais velho fala apenas que ele não havia conseguido sair. Os irmãos descobrem que Kevin havia escapado de Crowley, e ao encontrarem o profeta ele lhes conta que havia roubado do rei do inferno uma tábua sobre os demônios. A tábua então é misteriosamente roubada e em sua busca eles descobrem quem ela está com Plutão o Deus da cobiça que pretende leiloá-la, mas durante o leilão a tábua acaba sendo roubada por Crowley. Os primeiros episódios são voltados para as lembranças de Dean do purgatório e de Sam do tempo que ficou sem caçar. No quinto episódio Dean se encontra com Benny para ajudá-lo a matar o vampiro que o transformou, enquanto Sam reflete sobre o tempo que passou com Amelia. Após invadirem o ninho do vampiro, Dean se vê encurralado e é obrigado a ligar para Sam para ajudá-los, mas depois de exterminarem o ninho, Sam descobri que Benny é um vampiro e quer que Dean o mate, mas seu irmão nega em fazer isto por causa de sua amizade com o vampiro que o ajudou a fugir do purgatório, Sam então coloca um caçador no rastro de Benny para que este possa matá-lo em seu primeiro deslize.
Os irmãos também descobrem que Garth assumiu as funções de Bobby e mais uma vez Kevin é seqüestrado por Crowley que o obriga a ler a tábua dos demônios e no mesmo episódio eles veem que Castiel conseguiu escapar misteriosamente do purgatório sem se lembrar de como conseguiu tal feito. Juntos eles resgatam Kevin das mãos de Crowley, mas a tábua é partida com metade ficando com o demônio e a outra metade com os Winchesters. Os irmãos deixam o profeta aos cuidados de Garth para que ele possa decifrar a tábua, então Naomi aparece para Castiel que descobre que ela liderou um grupo de anjos para resgatá-lo do purgatório e que a mesma está controlando o anjo. Poucos episódios depois, mortes relacionadas a um vampiro começam a acontecer na cidade em que Benny estava, Sam e Martin culpam o vampiro pelas mortes e querem matá-lo, mas Dean tenta proteger seu amigo. Juntamente de Dean, Benny encontra o vampiro por trás das mortes e o matam, mas sem acreditar que Benny não era o culpado, Martin provoca o vampiro que acaba matando-o e Dean fingi um sms de Amélia fazendo Sam ir atrás dela provocando um novo encontro entre os dois.
Castiel continua agindo estranhamente sobre o controle de Naomi enquanto Dean e Sam fazem escolhas dolorosas, o irmão mais velho abandona seu amigo Benny, e Sam escolhe nunca mais se encontrar com Amélia. No decorrer dos episódios os irmãos encontram sua amiga nerd, Charlie e conhecem seu avô paterno que havia desaparecido quando seu pai ainda era criança, eles descobrem que Herny Winchester era um “Homem das Letras”, uma espécie de guia dos caçadores e que todos os homens das letras haviam sido mortos por Abbadon um dos cavaleiros de Lúcifer que havia viajado no tempo seguindo Henry, após a morte de seu avô e a derrota do demônio, os Winchesters recebem a chave da base dos “Homens das Letras”, aonde se encontra todo o conhecimento sobre o sobrenatural.
Depois de enfrentarem necromantes nazistas, os irmãos recebem a notícia de que Kevin decifrou a palavra de Deus, e que na tábua está escrito a maneira de fechar os portões do inferno que é passando por uma série de três testes e o primeiro é matar um cão do inferno. No principio Dean é quem realizaria os testes para que Sam pudesse um dia ter uma vida normal, mas a luta contra o cão deu errado e é o irmão mais novo que derrota o cão do inferno se tornando assim o escolhido para realizar as tarefas. Nesta temporada os irmãos mais uma vez enfrentam bruxos e conhecem Prometeu e ajudam na morte de Zeus.
Castiel reaparece novamente e conta aos irmãos que Crowley está à procura da cripta de Lúcifer, enquanto isso Naomi treina Castiel para matar Dean sem hesitar. Dean então descobre que os testes estão quase matando Sam. Ao encontrarem a cripta, eles descobrem que nela está escondida a tábua dos anjos a qual Naomi ordena para que Castiel leve de volta para o céu e para impedir que Dean de pegar a tábua, o anjo o espanca e quando recebe a ordem de Naomi para matá-lo, Cas recupera o controle e foge levando consigo a tábua, Mag aparentemente é morta por Crowley. No episódio seguinte os irmãos reencontram Krissy e descobrem que mesmo fugindo da vida de caçador seu pai acabou sendo morto. No episódio dezenove, eles recebem de Kevin o segundo teste que é resgatar uma alma do inferno. Um ceifeiro então leva Sam para o purgatório para poder entrar no inferno por uma passagem. Ao chegar ao inferno o irmão mais novo resgata a alma de Bobby, mas antes de poder escapar do purgatório Crowley mata o ceifeiro deixando Sam prezo no purgatório. Dean então pede para que Benny volte ao purgatório e salve seu irmão, o vampiro aceita e é morto pelas mãos de Dean para poder voltar. Ele ajuda Sam a escapar e decide ficar para trás para deter um grupo de vampiros que os seguiam. Sam conta a Dean sobre a escolha de Benny e quando iriam libertar a alma de Bobby para o céu, Crowley aparece para impedir, mas Naomi surge e acaba com os planos do demônio que consegue mais uma vez seqüestrar Kevin.
Os garotos mais uma vez reencontram Charlie e descobrem sobre seu passado. Castiel é capturado por Naomi que o tenta fazer lhe entregar a tábua dos anjos, mas Crowley consegue roubar Castiel das mãos de Naomi. O rei do inferno então consegue colocar as mãos na tábua enquanto os irmãos encontram Metatron o escrivão de Deus, o mesmo que escreveu as tábuas. Metatron resgata Kevin e conta para eles o terceiro e derradeiro teste, curar um demônio. Vasculhando os arquivos dos homens das letras, os irmãos encontram um vídeo mostrando um padre curando um demônio, então trazem de volta Abbadon, mas a cavaleira de Lúcifer consegue fugir e os irmãos se encontram encurralados quando Crowley começa a matar todas as pessoas que eles salvaram para impedi-los de fecharem os portões do inferno, enquanto isso Metatron convence Castiel a realizar os testes para fechar os portões do céu.
No último episódio os irmãos enganam Crowley fingindo fechar um acordo com rei do inferno e o capturam para poder fazer dele o último teste. Metraton é capturado por Naomi e Castiel parte em busca de Dean para ajudá-lo a realizar os testes enquanto Sam se prepara para realizar o último teste. Naomi conta para Dean e Castiel que Metatron estava mentindo e que o plano dele era expulsar os anjos do céu e Sam morreria caso conseguisse realizar o último teste. Dean volta para impedir seu irmão enquanto Castiel parti para o céu. Após uma discussão familiar, Sam desiste de fechar os portões e ao chegar ao céu Castiel descobre que Metatron matou Naomi. O escrivão prende Castiel e termina de realizar o feitiço expulsando os anjos do céu, ficando com paraíso apenas para si. Castiel é arremessado a terra juntamente dos demais anjos e a temporada se encerra com a queda dos anjos.
Do modo que terminou esta temporada, seria impossível não ter uma nona. Tudo indica que Metraton será o vilão na nova seção, mas não podemos esquecer-nos de Abbadon que tentou reivindicar o inferno para si no último episódio. O que será feito dos anjos que caíram na terra? Castiel aparentemente perdeu seus poderes, Sam está sofrendo por causa dos testes e Crowley está parcialmente curado. A nona temporada tem tudo para ser ótima, mas espero que ela marque o fim da série que está se arrastando desde a quinta temporada ficando mais forçado a cada episódio. Outro personagem que deve ser lembrado é o Vampiro Alfa que continua vivo. Então só nos resta aguardar e ver o que a nona temporada de Sobrenatural nos trará.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Copa das Confederações 2013



Há menos de um mês ocorrerá no Brasil a “Copa das Confederações” da FIFA, uma espécie de teste para a Copa do Mundo de 2014. Dentre as seleções que brigarão pelo troféu este ano estão: Espanha, Brasil, Itália, Uruguai, México, Japão, Nigéria e Taiti. O Brasil além de ser o país sede defenderá o título do torneio e buscará o tricampeonato consecutivo. A seleção espanhola entra como favorita por vim das conquistas da Copa do Mundo e do bicampeonato da Eurocopa, enquanto isso Itália e Uruguai são grandes candidatos na briga, México e Japão pelo bom futebol que vem mostrando nos últimos anos também merecem destaque, enquanto a Nigéria pode pintar como a zebra africana e o Taiti como um possível saco de pancadas. Segue abaixo uma análise sobre os grupos e a fase final da competição. 

GRUPO A:
Como país sede do torneio, o Brasil foi colocado como cabeça de grupo do grupo A enquanto a Espanha foi a cabeça do grupo B, por não poder enfrentar seleções do mesmo continente nesta fase, a Itália acabou no mesmo grupo que o Brasil, enquanto o sorteio definiu as outras duas vagas para Japão e México tornando assim o grupo A como o grupo da morte. Enquanto os campeões mundiais Brasil e Itália são considerados favoritos no grupo, México e Japão vêm mostrando um futebol ascendente nos últimos anos. A seleção mexicana está embalada pela conquista da Olimpíada de 2012 e os japoneses mostram um futebol que cresceu nos últimos anos colocando-os como a principal seleção do continente asiático. Se tudo ocorrer como esperado, Brasil e Itália terminam a primeira fase como as classificadas, a primeira colocação será definida no confronto entre ambas as seleções, com a Itália a levar ligeira vantagem por estar com a equipe mais entrosada que os brasileiros que passam por um longo período de renovação. México poderá ser quem elimine um dos campeões enquanto Japão brigará para ser a zebra.

Grupo B:
O segundo grupo ficou formado pela Espanha atual campeã mundial, Uruguai que não pode enfrentar o Brasil nesta fase, e no sorteio foram colocados neste grupo Nigéria e Taiti. A seleção espanhola como principal favorita se classificará em primeiro lugar do grupo, enquanto Uruguai ficará com a segunda vaga. A seleção nigeriana pode ser a zebra a tirar a vaga do Uruguai, algo pouco provável, por fim a seleção do Taiti sem nenhuma expressão no futebol mundial será o saco de pancadas do grupo. O melhor duelo ficará entre Espanha e Uruguai.

Semifinais:
Se tudo ocorrer como no roteiro e a Itália levar vantagem sobre o Brasil na primeira fase, as Semifinais deverão ficar entre Itália x Uruguai, Espanha x Brasil. O primeiro duelo deverá ser apertado com uma ligeira vantagem para os italianos que sempre comem pelas beiradas e quando não se espera nada deles, lá estão em mais uma decisão. No segundo duelo, o melhor dessa fase, a Espanha por ter uma seleção extremamente entrosada deverá vencer o Brasil e assim assegurar mais uma decisão. Mesmo jogando em casa e entrando como favorita em todos os jogos, a seleção brasileira hoje não possuí o futebol necessário para derrotar os espanhóis, a menos que o Brasil cresça durante a competição, mesmo assim a vitória deverá ser da Espanha.

Final:
Á decisão marcada para o dia 30 de junho no Maracanã deverá ficar entre Itália x Espanha, assim como ocorreu na Eurocopa 2012 quando os espanhóis se consagraram bicampeões do torneio com uma goleada por 4x0 sobre os italianos. O titulo deverá ir para a Espanha que além de estar mais bem preparada é hoje a grande favorita do torneio. Da mesma maneira que poderá ser um show por parte dos espanhóis, a decisão também poderá ser apertada pelos jogadores de qualidade que a Itália possui.

O favoritismo espanhol deverá se arrastar para a Copa do Mundo do próximo ano, mas como o futebol é uma caixinha de surpresas, tudo é possível. O Brasil por jogar em casa é também grande favorito, mas como não possuí hoje um grupo preparado, as fichas deverão ser apostadas na Espanha. Torço para que o Brasil surpreenda e faça uma excelente campanha trazendo o tricampeonato consecutivo da Copa das Confederações e que sirva principalmente de teste para a formação da seleção que buscará o título em casa em 2014.


domingo, 26 de maio de 2013

Final da Liga dos Campeões



Ocorreu neste sábado a final da “Liga dos Campeões da Europa” o maior torneio de clubes do velho continente. Com uma decisão alemã que veio se desenhando fase por fase devido às grandes campanhas de Bayern de Munique e Borussia Dortmund o jogo foi o que se esperava dele. Duas equipes que formam a base da seleção alemã, acostumadas a se enfrentarem e que uma anulava o esquema da outra, coube o título ao time com mais experiência e frustrado pelos vice-campeonatos de 2010 e 2012, no último quando perdeu a decisão jogando dentro de sua própria casa. Com o resultado do jogo o Bayern chega ao seu pentacampeonato conquistados em 1974, 1975, 1976, 2001 e por fim 2013.

AS EQUIPES
Bayern de Munique: os bávaros chegavam à decisão embalados pela conquista do Campeonato Alemão com seis rodadas de antecedência, algo inédito na Alemanha, motivados por dar uma grande aposentadoria a Jupp Heynckes, frustrados por ter perdido duas decisões em três anos e engasgados com o bicampeonato alemão do Borussia nas temporadas anteriores. O time era empurrado pela ótima campanha que haviam feito na temporada, com apenas uma derrota no nacional, duas na Liga dos Campeões e com mais a final da Copa da Alemanha no próximo final de semana. O time de Munique era o favorito para a decisão após ter passeado sobre o Barcelona em um placar agregado de 7x0 e pelo show de futebol que vinha apresentando, tal favoritismo se mostrou no final da partida.
Borussia Dortmund: a equipe do Borussia poderia bem ter chegado como a zebra preta e amarela na decisão, mas a conquista dos alemães de 2011 e 2012, o show de bola apresentando em cima do Real Madrid no primeiro jogo da semifinal e por ter perdido apenas uma partida no caminho até Londres. Com um time jovem com grande futebol, a equipe mostrou no decorrer da Liga dos Campeões porque havia mandado na Alemanha nos dois anos anteriores, com jogos fantásticos como a virada espetacular sobre o Málaga nas quartas-de-final.

O CAMINHO ATÉ WEMBLEY
Após ser campeão alemão, o Borussia Dortmund havia se classificado diretamente para a fase de grupo. No grupo que era considerado o da morte, a equipe de Dortmund enfrentou Real Madrid, Ajax e Manchester City. O time alemão se classificou para a fase seguinte em primeiro lugar do grupo com 14 pontos, 4 vitória e dois empates. No sorteio das oitavas a equipe foi colocada frente a frente com o Shakhtar Donetsk da Ucrânia e após um empate por 2x2 fora, a equipe alemã passeou em casa com vitória por 3x0. Nas quartas a equipe enfrentou o Málaga e com um empate por 0x0 na Espanha a equipe conseguiu uma classificação heroica com uma virada no último minuto de jogo na partida em casa. Nas semi os alemães foram colocados novamente frente a frente contra o Real Madrid, que haviam se enfrentado anteriormente na fase de grupos. No primeiro jogo o Borussia passeou pelo Real em uma vitória por 4x1 e no jogo de volta o time sofreu seu primeiro revés, uma derrota por 2x0 que não interferiu em sua classificação.
Já o Bayern de Munique que também havia se classificado diretamente para a fase de grupos enfrentou o Valencia, BATE Borisov e Lille. O time alemão se classificou em primeiro com 13 pontos, 4 vitórias, 1 empate e uma derrota. Nas oitavas o time enfrentou os ingleses do Arsenal e após vitória por 3x1 em Londres a equipe perdeu em casa por 2x0 conseguindo a classificação por conta dos gols fora de casa, o que serviu de alerta para o time de Munique. Nas quartas duas vitórias por 2x0 frente a Juventus colocou a equipe na semi para enfrentar o Barcelona. Contra o time catalão os bávaros deram um show de bola com goleada em casa por 4x0 e um novo show na Espanha e vitória por 3x0.

A PARTIDA
Com a ausência de seu melhor jogador Mario Götze, o Borussia começou o primeiro tempo pressionando o Bayern, marcando a equipe na frente fazendo com que a bola não saísse da defesa bávara. Aos treze minutos Kuba teve ótima oportunidade cara a cara em chute defendido por Neuer. Sendo obrigado a jogar no contra-ataque, o time teve sua primeira boa chance com cabeçada de Mandzukic. Com a sina dos vice-campeonatos, Robben teve duas ótimas chances de abrir o placar em dois contra-ataques que ficou sozinho contra o goleiro adversário, mas ambas foram defendidas por Weidenfeller. Antes de terminar o primeiro tempo Neuer também defendeu boa chance de Lewandowski cara a cara.
O Bayern voltou melhor no segundo tempo e aos 15 minutos Robben recebeu um belo passe de Ribéry dentro da área, passou pelo goleiro e tocou para Mandzukic sozinho abrir o placar. A equipe do Borussia sentiu o golpe, mas aos 22 minutos Dante cometeu um pênalti infantil em Reus que Gündogan converteu empatando o jogo. O Bayern continuou partindo para cima enquanto era a vez do Borussia tentar aproveitar o contra-ataque. Aos 26 minutos Müller driblou o goleiro e tocou para o gol vazio, mas Subotic salvou em cima da linha. Os bávaros continuaram pressionando e quando a prorrogação era certa, Ribéry tocou de calcanhar para Robben ficar cara a cara com o goleiro e não desperdiçar dessa vez, fazendo 2x1 para os bávaros, sem tempo para uma reação coube ao Bayern de Munique conquistar o pentacampeonato em uma final inédita entre dois times alemães.

O time do Bayern de Munique chegou ao seu quinto título coroando uma temporada perfeita acabando assim com a sina do vice que ocorreu em 2010 e 2012, também coroando a aposentadoria de seu treinador e fazendo Robben passar de vilão já que havia perdido a Liga e a Copa do Mundo de 2010 e errado um pênalti na final da Liga de 2012, para herói com um passe e o gol do título. Assim, com a chegada de Guardiola na próxima temporada o time tem tudo para defender o título na temporada 2013/2014, e hoje o Bayern de Munique não apenas é o “Gigante da Alemanha”, mas também o “Gigante da Europa".