quarta-feira, 29 de maio de 2013

Copa das Confederações 2013



Há menos de um mês ocorrerá no Brasil a “Copa das Confederações” da FIFA, uma espécie de teste para a Copa do Mundo de 2014. Dentre as seleções que brigarão pelo troféu este ano estão: Espanha, Brasil, Itália, Uruguai, México, Japão, Nigéria e Taiti. O Brasil além de ser o país sede defenderá o título do torneio e buscará o tricampeonato consecutivo. A seleção espanhola entra como favorita por vim das conquistas da Copa do Mundo e do bicampeonato da Eurocopa, enquanto isso Itália e Uruguai são grandes candidatos na briga, México e Japão pelo bom futebol que vem mostrando nos últimos anos também merecem destaque, enquanto a Nigéria pode pintar como a zebra africana e o Taiti como um possível saco de pancadas. Segue abaixo uma análise sobre os grupos e a fase final da competição. 

GRUPO A:
Como país sede do torneio, o Brasil foi colocado como cabeça de grupo do grupo A enquanto a Espanha foi a cabeça do grupo B, por não poder enfrentar seleções do mesmo continente nesta fase, a Itália acabou no mesmo grupo que o Brasil, enquanto o sorteio definiu as outras duas vagas para Japão e México tornando assim o grupo A como o grupo da morte. Enquanto os campeões mundiais Brasil e Itália são considerados favoritos no grupo, México e Japão vêm mostrando um futebol ascendente nos últimos anos. A seleção mexicana está embalada pela conquista da Olimpíada de 2012 e os japoneses mostram um futebol que cresceu nos últimos anos colocando-os como a principal seleção do continente asiático. Se tudo ocorrer como esperado, Brasil e Itália terminam a primeira fase como as classificadas, a primeira colocação será definida no confronto entre ambas as seleções, com a Itália a levar ligeira vantagem por estar com a equipe mais entrosada que os brasileiros que passam por um longo período de renovação. México poderá ser quem elimine um dos campeões enquanto Japão brigará para ser a zebra.

Grupo B:
O segundo grupo ficou formado pela Espanha atual campeã mundial, Uruguai que não pode enfrentar o Brasil nesta fase, e no sorteio foram colocados neste grupo Nigéria e Taiti. A seleção espanhola como principal favorita se classificará em primeiro lugar do grupo, enquanto Uruguai ficará com a segunda vaga. A seleção nigeriana pode ser a zebra a tirar a vaga do Uruguai, algo pouco provável, por fim a seleção do Taiti sem nenhuma expressão no futebol mundial será o saco de pancadas do grupo. O melhor duelo ficará entre Espanha e Uruguai.

Semifinais:
Se tudo ocorrer como no roteiro e a Itália levar vantagem sobre o Brasil na primeira fase, as Semifinais deverão ficar entre Itália x Uruguai, Espanha x Brasil. O primeiro duelo deverá ser apertado com uma ligeira vantagem para os italianos que sempre comem pelas beiradas e quando não se espera nada deles, lá estão em mais uma decisão. No segundo duelo, o melhor dessa fase, a Espanha por ter uma seleção extremamente entrosada deverá vencer o Brasil e assim assegurar mais uma decisão. Mesmo jogando em casa e entrando como favorita em todos os jogos, a seleção brasileira hoje não possuí o futebol necessário para derrotar os espanhóis, a menos que o Brasil cresça durante a competição, mesmo assim a vitória deverá ser da Espanha.

Final:
Á decisão marcada para o dia 30 de junho no Maracanã deverá ficar entre Itália x Espanha, assim como ocorreu na Eurocopa 2012 quando os espanhóis se consagraram bicampeões do torneio com uma goleada por 4x0 sobre os italianos. O titulo deverá ir para a Espanha que além de estar mais bem preparada é hoje a grande favorita do torneio. Da mesma maneira que poderá ser um show por parte dos espanhóis, a decisão também poderá ser apertada pelos jogadores de qualidade que a Itália possui.

O favoritismo espanhol deverá se arrastar para a Copa do Mundo do próximo ano, mas como o futebol é uma caixinha de surpresas, tudo é possível. O Brasil por jogar em casa é também grande favorito, mas como não possuí hoje um grupo preparado, as fichas deverão ser apostadas na Espanha. Torço para que o Brasil surpreenda e faça uma excelente campanha trazendo o tricampeonato consecutivo da Copa das Confederações e que sirva principalmente de teste para a formação da seleção que buscará o título em casa em 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário