quinta-feira, 27 de março de 2014

Análise final das Oitavas de Final da Liga dos Campeões da Europa



Foram realizadas na última quarta-feira, 19 de março, as últimas partidas das oitavas-de-final da atual temporada da Liga dos Campeões da Europa e finalmente ficamos conhecendo todos os oito participantes da fase final do torneio. Sem surpresas e com grandes e emocionantes confrontos, os favoritos de todos os confrontos se classificaram de maneira surpreendente e espetacular, todos os primeiros colocados dos grupos garantiram vaga nas quartas-de-final do maior torneio do velho continente. Atlético de Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Chelsea, Manchester United, Paris Saint-Germain e Real Madrid foram os vencedores de seus duelos.
Na partida de ida, todos os visitantes, com exceção do Manchester United, se colocaram em vantagem vencendo seus jogos, com exceção do Chelsea que empatou com gols na Turquia. Nas partidas de volta os favoritismos foram mostrados e das sete equipes que venceram seus confrontos na ida, seis carimbaram suas classificações, o Chelsea mesmo com a ligeira vantagem do empate fora derrotou o Galatasaray em Londres e garantiu sua vaga, e o Manchester United após perder na Grécia contou com um show de Van Persie que marcando três gols garantiu a classificação dos diabos vermelhos. Os grandes destaques foram Paris Saint-Germain e Real Madrid que golearam fora de casa e venceram na volta, os galácticos venceram o Schalke 04 por 6x1 na Alemanha e “apenas treinou” na partida de volta vencendo por 3x1 em sua casa com grande show de Cristiano Ronaldo.

OS CONFRONTOS

Manchester City x Barcelona
Em um confronto em que dois dos oito favoritos foram colocados frente a frente se saiu melhor o Barcelona com mais tradição no torneio continental. Os milionários do City entraram com grandes esperanças antes de duelo complicado contra os catalães, donos de uma grande campanha em que terminou em segundo lugar do grupo com 15 pontos, mesmo número do atual campeão Bayern de Munique, os ingleses eram para mim um dos quatro grandes favoritos desta edição. Os catalães que não vivem o melhor de seus momentos entravam com certa desconfiança no mata-mata e apostavam suas fichas na dupla Messi e Neymar enquanto o City lamentava a ausência de Agüero, sua principal estrela que não pode jogar a primeira partida por lesão.
Com Neymar no banco na primeira partida, os catalães foram a Manchester enfrentar o Manchester City em busca de um bom resultado fora, os ingleses disputavam a fase final do torneio pela primeira vez em sua história e entravam em campo ofuscados pela grande tradição do Barcelona. Mas o que se viu do jogo foi um City forte e aguerrido que partiu para cima e dominou o Barcelona no primeiro tempo. Na volta do intervalo a injustiça foi feita, melhor no jogo, os ingleses se descuidaram e viram um belo lançamento de Iniesta para Messi que invadiria a área sozinho, mas um carrinho de Demichelis fora da área resultou na expulsão do zagueiro e um pênalti mal marcado pelo árbitro, Messi que não tinha nada haver com isso converteu abrindo o placar. Mesmo com um a menos os ingleses tentaram se organizar e ir para cima, mas os espanhóis aproveitaram a vantagem numérica e impuseram seu estilo de jogo dominando o City. Então aos 89 minutos Daniel Alves tabelou com Neymar pela direita e o lateral brasileiro invadiu a área e bateu cruzado marcando o segundo gol e decretando a vitória por 2x0 em Manchester.
Na partida no dia 12 de março em Barcelona, o City contava com a volta de sua estrela Agüero e os catalães entravam com Messi e Neymar formando a dupla de ataque, e o que se viu foi um grande jogo, os ingleses buscando a classificação, e o Barcelona com um grande show da dupla Messi/Neymar tentando selar a classificação. Com ambos os times tendo grandes chances, e desperdiçando gols, o Barça teve no primeiro tempo Neymar como o homem mais perigoso, tanto que teve um gol legitimo anulado pelo bandeirinha. Mas aos 67 minutos, a zaga do Manchester City vacilou e viu Fàbregas fazer belo passe para Messi abrir o placar. As coisas piorariam para o City após a expulsão de Zabaleta, mas as esperanças voltaram quando Kompany aos 89 minutos empatou o jogo em um lance duvidoso. Mas Daniel Alves, novamente, nos acréscimos selou a classificação após acertar um chute potente em bola escorada por Iniesta em uma grande jogada. Fim de jogo, 2x1 para o Barcelona, classificado após 4x1 no placar agregado.

Olympiakos x Manchester United
Em um dos confrontos mais equilibrados, o Olympiakos tentou surpreender o Manchester e conseguiu uma confortável vitória em casa em um jogo em que nada deu certo para os ingleses. Na volta os diabos vermelhos contaram com a falta de pontaria dos gregos e um show de bola de Van Persie para reverter o placar e avançar para as quartas-de-final.
Na partida de ida na Grécia, o Manchester entrava como franco favorito, mas o que se viu em campo foi totalmente o oposto. Os red devils não esperavam encontrar um Olympiakos veloz, aguerrido e com raça para ganhar. Em um jogo em que o Manchester United foi completamente dominado, o primeiro gol saiu aos 38 minutos após um chute de longe de Maniatis que Domínguez desviou dentro da área enganando o goleiro De Gea. Mandando completamente na partida, aos 55 minutos Campbell fez linda jogada ao dar uma caneta em Carrick e acertar um belo chute de longe e fazer 2x0 e colocar os gregos perto da classificação.
No jogo da volta o Manchester precisava reverter uma grande vantagem e realizar o sonho impossível, mas contou com uma noite de inspiração de Van Persie. Aos 25 minutos o holandês sofreu pênalti imaturo e controverso de Holebas, o próprio Van Persie bateu e converteu abrindo o placar. No minuto final do primeiro tempo, Rooney da uma assistência magistral para Van Persie no meio da zaga fazer 2x0 e igualar o agregado. Mas aos 52, o holandês acertou bela cobrança de falta e contou com certa ajuda do goleiro para fazer o terceiro, 3x0. O que se viu a partir dali foi domínio grego que não se concretizou em gol devido ao nervosismo do time. No agregado Manchester United 3x2 Olympiakos e vaga inglesa na próxima fase.

Milan x Atlético de Madrid
O sorteio colocou frente a frente Milan e Atlético de Madrid, a equipe de Milão com mais tradição, com uma bela história entrava como zebra no confronto devido à má fase que assombra o time nos últimos anos. O Atlético era franco favorito, uma das melhores equipes da competição, o time madrileno vem sendo uma das grandes equipes da Europa nos últimos anos e embalados pela empolgação já que não faziam uma grande campanha na Champions há anos.
Na primeira partida o que se viu foi um Milan querendo jogo, partindo para cima e tentando mostrar que sua história era maior que o momento da equipe, o Atlético por outro lado tentava impor seu ritmo e tentava aproveitar os contra-ataques. O Milan teve grandes oportunidades com Kaká, Poli e Balotelli. O brasileiro com belos chutes acertou um no travessão e o outro a centímetros do gol. Poli em cruzamento de Taarabt acertou uma bela cabeçada que o goleiro desviou para a trave e Balotelli tentando as jogadas individuais deu dor de cabeça para a defesa de Madrid. O Atlético só esperando o momento certo e fez seu gol aos 83 minutos, depois de jogada aérea , Abate desviou a bola para trás e Bonera não subiu assistindo Diego Costa pular e mandar para o fundo do gol, 1x0 Atlético de Madrid na ida.
Na segunda partida o Milan precisava do resultado e estava disposto a ir para cima, mas sofreu um duro golpe logo aos três minutos, Essien saiu jogando errado e Koke cruzou para Diego Costa sozinho se jogar na bola e abrir o placar. As esperanças do Milan retornaram aos 27 minutos, após cruzamento de Poli, Kaká apareceu livre na área para mandar para o fundo do gol, 1x1 e o Milan precisava de apenas mais um gol e quase saiu novamente com Kaká de cabeça, mas a bola passou por cima do gol. Aos 40 minutos o Atlético de Madrid deu um belo passe para a classificação, após lançamento Raúl Garcia ajeitou de peito para Arda Turan acertar um belo chute que desviou em Rami e encobriu o goleiro Abiate, 2x1. Os espanhóis continuaram partindo para cima e logo em seguida Raúl Garcia virou uma bela bicicleta, mas a bola foi para fora. O Milan sentindo o duro golpe não conseguia acertar as coisas, no começo do segundo tempo em contra-ataque rápido, Koke acertou o travessão. Aos 71 minutos o Atlético praticamente se garantiu na próxima fase, em cobrança de falta a bola foi joga na área e Raúl Garcia subiu para de cabeça fazer 3x1. E aos 85 minutos a bola sobrou para Diego Costa dentro da área encher o pé e fazer 4x1 e dar números finais na partida. No final agregado 5x1 para o Atlético de Madrid e classificação garantida.

Bayer Leverkusen x Paris Saint-Germain
A milionária equipe do Paris Saint-Germain foi colocada à frente dos alemães do Bayer Leverkusen. Com um time recheado de estrelas, os franceses vieram embalados e empolgados para fazerem uma campanha melhor do que a da última edição quando chegaram as quartas-de-final do torneio. O Bayer Leverkusen está vindo em uma crescente nas ultimas temporadas, mas não foram páreos para o gigantesco investimento feito na equipe de Paris.
No primeiro jogo realizado na Alemanha, o Bayer Leverkusen veio disposto a se por em vantagem, mas esbarraram em um Paris Saint-Germain motivado e com fome de bola e logo no início de jogo, aos 3 minutos os franceses impuseram grande pressão e depois de roubarem a bola Matuidi recebeu um belo passe e mandou para o fundo do gol para abrir o placar. A pressão continuou, e após bela tabela com Ibrahimović, Maxwell cruzou e o argentino Lavezzi foi derrubado na área, pênalti, que Ibrahimović bateu firme no canto e converteu, 2x0. Aos 41 minutos os franceses mostraram toda a sua superioridade e Matuidi escorou para Ibrahimović acertar um belíssimo chute de perna esquerda, de fora da área para fazer o terceiro. Já no fim do jogo Lucas escorou para Cabaye mandar a bola no ângulo e fechar a goleada, 4x0.
Na volta em Paris, os franceses entravam com certa tranquilidade na partida enquanto os alemães buscavam o que sabiam ser impossível de acontecer. Precisando do resultado os alemães foram para cima e logo aos cinco minutos Sam recebeu cruzamento na área para de cabeça fazer 1x0. Mas aos 12 minutos Marquinhos jogou água no chopp alemão, Cabaye bateu o escanteio para o zagueiro brasileiro escabecear firme para o fundo do gol, 1x1. Aos 17 Cavani achou Ibrahimović livre dentro da área, mas o sueco ao tentar encobrir o goleiro acabou acertando o travessão. Aos 27 minutos os alemães ganharam um raio de esperança, Jallet derrubou Derdiyok na área, pênalti que Rolfes bateu, mas Sirigu fez bela defesa aumentando a frustação alemã. Aos 38 Cavani girou bonito em cima de Wollscheid, mas o chute parou nas mãos do goleiro Leno. Aos 52 minutos Digne fez bela jogada pela esquerda e escorou para Lavezzi bater firme para o fundo do gol e decretar a vitória francesa por 2x1. Final de jogo, placar agregado de 6x1 para o Paris Saint-Germain e classificação francesa.

Galatasaray x Chelsea
O duelo entre os turcos e os ingleses foi um dos mais equilibrados das oitavas-de-final marcando o reencontro de Drogba contra o Chelsea, seu antigo clube onde foi o herói do título da Liga dos Campeões de 2011/2012.
Logo aos três minutos, Muslera saiu mal do gol e jogou a bola nos pés de Willian, o brasileiro tentou encobrir o goleiro que estava fora da área, mas o uruguaio conseguiu raspar a cabeça na bola desviando-a para fora. Aos 8 minutos a equipe de José Mourinho conseguiu ligar um rápido contra-ataque e Schürrler fez belo passe para Azpilicueta levar até a linha de fundo e rolar para Fernando Torres sem goleiro mandar para o fundo do gol, 1x0. Aos 42 minutos o Galatasaray chegou a empatar, mas como havia duas bolas em campo o juiz anulou o gol em jogada muito confusa. Mas o verdadeiro empate veio aos 65 minutos, na cobrança de escanteio de Sneijder, Chedjou apareceu livre na pequena área para empurrar para o fundo do gol e empatar uma partida com poucas emoções.
Na volta o Chelsea levava uma pequena vantagem pelo empate fora, mas o que se viu foi o time londrino partir para cima dos turcos como se fossem eles que precisavam do resultado. Logo aos 4 minutos em jogada rápida Hazard tocou para Oscar, o brasileiro lançou Eto’o em velocidade, o camaronês bateu forte para abrir o placar. Ainda no primeiro tempo, aos 42 minutos Terry subiu sozinho na cobrança de escanteio, Muslera conseguiu defender a cabeçada, mas no rebote Cahill encheu o pé para mandar pras redes e dar números finais a partida, 2x0. Com o placar agregado de 3x1 os ingleses passaram para as quartas-de-finais do torneio.

Schalke 04 x Real Madrid
O show da fase ficou por conta do Real Madrid, em dois super-jogos, com direito a show e mais show de Cristiano Ronaldo, o Real Madrid acabou com o Schalke 04 e CR7 mostrou porque é o melhor jogador do mundo.
Em um jogo em que talvez fosse equilibrado, o que se viu foi show do trio de ataque Cristiano Ronaldo, Bale e Benzema em uma grande goleada. O primeiro gol saiu aos treze minutos, grande jogada de Bale que tocou pra Cristiano Ronaldo, que de letra tocou para Benzema mandar para o fundo da rede, 1x0 Real. O segundo gol veio aos 21 minutos, em belíssima jogada individual de Bale que fintou vários jogadores do Schalke e mandou para o fundo do gol. O terceiro veio aos 52, o melhor do mundo Cristiano Ronaldo recebeu passe de Bale, partiu para cima e colocou o zagueiro do Schalke para dançar e fuzilou de perna esquerda para fazer 3x0. Aos 57 mais um golaço, Benzema tocou para Cristiano, que de letra devolveu a bola para o francês mandar para o fundo do gol, 4x0. Aos 69 minutos Sérgio Ramos lançou Bale nas costas da zaga, o galês ganhou na velocidade e deu apenas um toque para tirar do goleiro e fazer o quinto do Real Madrid. Aos 89 Benzema lançou Cristiano Ronaldo, o português driblou o goleiro antes de mandar para o fundo do gol e fazer 6x0. O gol de consolo dos alemães veio através de outro golaço nos acréscimos, cruzamento para trás e Huntelaar pegou de primeira, sem deixar a bola cair no chão e mandou no ângulo para descontar, placar final, 6x1 Real Madrid na casa dos alemães.
No Santiago Bernabéu, o Real Madrid teria um treino de luxo contra o Schalke 04 devido a goleada na primeira partida. Mas nem os 6x1 tiraram a vontade do melhor do mundo de continuar quebrando recordes, aos 21 minutos passe de Morata para Bale na direita cruzar rasteiro para Cristiano Ronaldo abrir o placar em Madrid. Aos 31 minutos Hoogland chutou de fora da área, a bola desviou em Sérgio Ramos enganando Casillas e morrendo no gol, 1x1. Aos 74 minutos, contra-ataque madrileno, Cristiano Ronaldo arrancou do meio campo e bateu forte da entrada da área para desempatar, 2x1. Na saída do meio campo os alemães erraram, a bola sobrou para Bale que tocou para Morata chutar, defesa do goleiro, a bola voltou para CR7 que carimbou o travessão, no rebote Bale tocou para Morata mandar para o fundo do gol e dar números finais, 3x1. Com um incrível placar agregado de 9x2 para o Real Madrid, os espanhóis garantiram sua vaga nas quartas-de-final e entram como um dos grades favoritos.

Zenit x Borussia Dortmund
Outro duelo interessante ficou entre Zenit e Borussia Dortmund. Sem um jogo oficial desde dezembro, os russos tiveram tempo para treinar e se preparar para o jogo enquanto a “Muralha Amarela” jogava na esperança de repetir a boa campanha de 2012/2013 e chegar novamente a final.
Na primeira partida o Zenit entrava com o gás de quem teve uma pré-temporada antes da fase final da Champions, mas o Borussia entrou arrasando o jogo. Logo aos 3 minutos Reus recebeu belo passe, arrancou, mas caiu na área antes de finalizar, a bola sobrou para Mkhitaryan mandar para o fundo da rede e fazer 1x0. Aos 5 minutos uma bela troca de passe do Borussia, a bola foi ajeitada para Reus acertar um belo chute e fazer 2x0 com 5 minutos de jogo. Aos 57 minutos Shatov descontou para o Zenit, 2x1. Mas aos 61 Reus tocou para Lewandowski de cara com o goleiro bater cruzado e fazer 3x1 Borussia. Aos 69 Hulk de pênalti descontou novamente, 3x2. Mas aos 71, em nova arrancada do time de Dortmund, Lewandowski recebeu passe na área para dar números finais na gelada Rússia, 4x2.
Na volta o Zenit foi para a Alemanha apostando na virada improvável contra o Borussia. E os russos foram para cima, logo aos 15 minutos Hulk fez belíssima jogada individual, e acertou um foguete de fora da área marcando um golaço e abrindo o placar. Os alemães mostraram reação e começaram a controlar a partida. Aos 37 cruzamento de Schmelzer na cabeça de Kehl que empata o jogo, 1x1. Os russos tentaram uma pequena reação aos 72 minutos, após cruzamento Rondón apareceu livre na pequena área para marcar e fazer 2x1, mas já era tarde. Placar agregado de 5x4 para o Borussia Dortmund que passa a próxima fase.

Arsenal x Bayern de Munique
O sorteio colocou o atual campeão Bayern de Munique de frente para o Arsenal em uma reedição do confronto das oitavas-de-final da temporada 2012/2013. Vivendo uma temporada espetacular, o Bayern busca defender o título conquistado na temporada passada enquanto o Arsenal que fez uma grande primeira fase buscava seu primeiro título na competição.
A primeira partida em Munique foi equilibrada, com grandes chances para ambos os lados, com grandes defesas de ambos os goleiros, principalmente o goleiro alemão Neuer. Logo no início do primeiro tempo, aos 8 minutos, em jogada rápida do Arsenal, Boateng derrubou Özil dentro da área, pênalti que o próprio jogador bateu, mas efetuando uma péssima cobrança, Özil parou nas mãos de Neuer. Aos 37 minutos Kroos lançou Robben, o holandês dominou driblando o goleiro, mas Szczęsny o derrubou, pênalti e expulsão do goleiro dos Guners, Alaba bateu descolocando o goleiro, mas a bola caprichosamente bateu na trave. Aos 54 minutos o capitão Lahm rolou para Kroos bater bonito de fora da área e acertar o ângulo inglês, 1x0 Bayern. Com um a menos o Arsenal não teve forçar e acabou sendo dominado pela equipe alemã. Então aos 88 minutos Lahm cruzou para Müller de cabeça dar números finais a partida, 2x0. Ainda teve tempo de Kroos acertar um belo chute de fora da área na trave.
Na partida da volta em Munique tivemos novamente um grande equilíbrio entre os times, o primeiro gol só saiu aos 54 minutos, bela jogada de Ribéry pela esquerda que tocou para Schweinsteiger livre na marca do pênalti mandar para o fundo do gol, 1x0. O empate veio aos 56 minutos em jogada completamente irregular, Podolski empurrou Lahm ao tentar roubar a bola, o juiz fingiu não ver e o jogador do time inglês encheu o pé para empatar a partida, placar final, 1x1. No agregado os atuais campeões venceram por um placar agregado de 3x1 e se garantiram na defesa do título.

OS QUATRO DESTAQUES
Com as oito equipes classificadas, quatro deles merecem atenção especial nessa fase pelo futebol que vem apresentando no decorrer da competição e em seus últimos confrontos pelos seus respectivos campeonatos nacionais. Elas são: Atlético de Madrid, Barcelona, Bayern de Munique e Real Madrid. O Bayern e o Real merecem atenção dobrada pelo que fizeram nas oitavas de final e pelo desempenho, futebol, e show que vem mostrando dentro de campo. O Bayern de Munique por ser o atual campeão e por ter perdido apenas duas partidas nesta temporada e o Real Madrid que apresenta o melhor futebol desta edição da Liga dos Campeões dando show em todos os seus confrontos.
Com o sorteio realizado no último dia 21 de março, dois dos grandes favoritos foram colocados frente a frente nesta fase, Barcelona x Atlético de Madrid.
Pela primeira vez na história todos os oito primeiros colocados na fase de grupos se classificaram para as oitavas, então não existe confronto equilibrado, serão oito grandes equipes se enfrentando em busca de uma vaga na semifinal.
Os confrontos serão:
·        Barcelona x Atlético de Madrid;
·        Manchester United x Bayern de Munique;
·        Real Madrid x Borussia Dortmund;
·        Paris Saint-Germain x Chelsea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário