domingo, 20 de abril de 2014

Análise Final da Quartas-de-final da Liga dos Campeões da Europa



Ocorreu nos dias 08 e 09 de abril as partidas de volta das quartas-de-final da Liga dos Campeões 2013/2014, com todos os jogos encerrados, finalmente conhecemos as quatro maiores equipes europeias desta temporada, e como era de se esperar pela magnitude dos confrontos, tivemos belíssimas partidas e resultados surpreendentes, enquanto vimos o Barcelona depois de seis temporadas ficar de fora da fase semifinal do torneio, vimos também o Chelsea em um grande jogo tático de Mourinho derrubar o Paris Saint-Germain. Vimos também o Bayern de Munique mostrar todo seu favoritismo e se classificar para a semifinal em busca de seu sexto título e também tivemos o Real Madrid se vingando e derrubando o Borussia Dortmund.
Como na primeira vez da história todos os oito primeiros colocados se classificaram para as quartas, o sorteio nos proporcionou confrontos e partidas que valeram a pena assistir e com certeza foi a melhor fase final da história do torneio, a seguir um pouco do que foi cada um destes quatro emocionantes duelos.

OS CONFRONTOS

Barcelona x Atlético de Madrid
O sorteio colocou logo de cara um grande duelo espanhol, um clássico logo nas quartas-de-final. Barcelona e Atlético de Madrid reeditariam os grandes duelos que fizeram nas ultimas temporadas, com vários empates consecutivos era de se esperar do clássico um jogo duro por parte de ambas às equipes, e foi isso que aconteceu. No dia primeiro de abril o Atlético viajou até a Catalunha para enfrentar o Barcelona em busca de uma vantagem por jogar a primeira partida fora. E foi como era de se esperar de um grande clássico, uma partida dura, com duas grandes equipes buscando o domínio do jogo, aos 12 minutos o Barcelona perdeu Piqué lesionado enquanto o Atlético de Madrid perdia sua principal estrela, Diego Costa também lesionado, Simeone então tratou de colocar o brasileiro Diego no lugar de sua estrela, e foi ai que a partida começou a mudar. Apostando no contra-ataque a equipe de Madri viu Diego receber a bola, passar por Xave acertar um lindo chute de fora da área para abrir o placar em um golaço, 1x0 Atlético de Madrid. Com a desvantagem no placar o Barcelona foi com tudo para cima enquanto o Atlético recuava esperando uma oportunidade de contra-atacar, então depois de uma enorme pressão do Barcelona Busquets roubou a bola, tocou para Iniesta que realizou um belo lançamento para Neymar dar apenas um tapa tirando do goleiro e empatar o confronto, final no Camp Nou, Barcelona 1x1 Atlético de Madrid.
À volta em Madri marcada para o dia 09 de abril mostrou um imenso tabu sendo quebrado, o Atlético de Madrid depois de 40 anos voltava para a fase semifinal da Champions. Mas não foi um duelo fácil, foi tudo que se esperava de um clássico. Logo aos três minutos, o Barcelona em seu melhor estilo viu Messi acertar um chute de fora da área por cima do gol. Em seguida foi a vez de Raúl García arriscar de fora da área e ver a bola passar por cima do gol. Aos 5 minutos do primeiro tempo o lance crucial da partida, Courtois lançou de sua área, Raúl García brigou no alto, a bola caiu para Adrián Lopez encher o pé e acertar a trave, no rebote a bola caiu para Koke que rolou para Villa na direita, o ex-jogador do Barcelona levou para a linha de fundo e cruzou de esquerda, Adrián de cabeça centrou a bola para Koke de primeira mandar para o fundo do gol, 1x0 em uma bela jogada coletiva dos madrilenos. Aos 10 minutos o Atlético continuou com a pressão na saída de bola, e após roubar a “pelota” na intermediária do Barcelona, Koke tocou para Villa de esquerda acertar o travessão. Em busca do empate os catalães foram para cima e Daniel Alves cruzou para Messi escabecear para fora a centímetros do gol. Aos 18 minutos em jogada rápida Raúl García mandou de cabeça para Villa em velocidade acertar um chute forte novamente no travessão. Aos 23 belíssima jogada de Neymar pela esquerda que em velocidade deixou dois para trás, passou a bola entre as pernas de outro e tocou para Messi de cara com o gol mandar para fora. Aos 47 minutos Xavi lançou Neymar que ficou de cara para o goleiro, mas Courtois saiu bem do gol tirando a bola dos pés do atacante brasileiro, a bola sobrou para Messi que tocou para Daniel Alves, o brasileiro cruzou e Xavi tentou de cabeça, mas a bola foi afastada pela zaga do Atlético, final de jogo, 1x0 para o time de Madri que volta as semifinais da Liga dos Campeões depois de 40 anos. No agregado Atlético de Madrid 2x1 Barcelona.

Manchester United x Bayern de Munique
O outro jogo do dia 01 de abril fez reedição da final da Liga de 1999, e das quartas-de-final de 2010. Depois de 4 anos Manchester e Bayern se reencontravam novamente em um grande duelo da Champions. A primeira partida ocorreu na Inglaterra e em um jogo truncado e equilibrado quem saiu na frente foram os donos da casa, aos 57 minutos cruzamento de escanteio de Rooney para Vidić saltar mais alto que a zaga alemã e em uma belíssima cabeçada abrir o placar em Manchester. Mas aos 65 minutos o Bayern estragou a festa do United, arrancada de Robben pela direita em seu melhor estilo, o holandês rolou para Rafinha cruzar para Mandžukić de cabeça ajeitar para o meio da área para Schweinsteiger de esquerda mandar no alto no fundo do gol empatando a partida de ida.
A volta foi em Munique no dia 09 de abril, e tivemos um jogão de bola, mesmo entrando com a vantagem no duelo, o Bayern partiu para cima, buscando o gol para se colocar em uma posição ainda mais confortável, o Manchester tentando espantar a crise fez de tudo para segurar a pressão alemã, e então aos 56 minutos os ingleses mostraram que estavam vivos no confronto; bela jogada de Valencia pela direita, o equatoriano cruzou para a entrada da área para Evra acertar um belíssimo chute de perna esquerda no ângulo, 1x0 Manchester. Sem dar espaço para comemoração, o Bayern tratou imediatamente de responder, e assim que soltou a bola partiu para cima, e em cruzamento da esquerda Mandžukić de cabeça empatou a partida, 1x1 em Munique. Aos 68 minutos os alemães encaminharam a classificação, jogada de Ribéry pela esquerda, cruzamento do francês para Robben dominar na direita e cruzar rasteiro para Müller antecipar a zaga e empurrar para o fundo do gol, 2x1, virada bávara. Aos 75 minutos arrancada de Robben em seu melhor estilo, o holandês correu pela direita, foi limpando para dentro e com a sua canhota mágica bateu, a bola ainda desviou antes de morrer no fundo do gol, placar final 3x1 Bayern. No agregado Bayern de Munique classificado 4x2 Manchester United.

Real Madrid x Borussia Dortmund
O sorteio da Champions fez a reprise de uma grande partida da semifinal do torneio da temporada passada, o Real Madrid colocado de frente para o Borussia Dortmund em uma possível vingança para os espanhóis. A primeira ocorreu no dia 02 de abril, e o que vimos foi um Real Madrid massacrante para cima do Borussia. Logo aos 02 minutos, jogada de Benzema pela direita, o francês tocou para Carvajal na grande área tocar para Bale mandar para o fundo do gol, Real 1x0. Aos 26 minutos, ataque do Real Madrid, o Borussia afasta mal, e depois de um bate rebate a bola sobrou para Isco da entrada da área mandar no canto, 2x0. Aos 57 minutos os alemães saíram jogando errado, Modrić rouba a bola e toca para Cristiano Ronaldo driblar o goleiro e ao atingir mais uma marca histórica fazer terceiro e decretar números finais a partida.
No dia 08 de abril em Dortmund, o Real Madrid não contava com seu super-astro Cristiano Ronaldo contundido, os alemães se aproveitaram disso e partiram para cima dos espanhóis em busca da classificação. Aos 17 minutos melhor no jogo, o Real Madrid perdeu um pênalti com Di Maria o que jogou um balde de água fria na equipe de Madri. Aos 27 minutos lançamento longo do Borussia, Pepe recuou errado, a bola caiu nos pés de Reus que driblou Casillas e mandou para o fundo do gol, 1x0. Aos 24 nova bobeada da equipe de Madrid, Illarramendi recuou errado, a bola caiu nos pés de Reus que arrancou e rolou para Lewandowski, o polonês bateu, Casillas com as pontas dos dedos desviou para a trave, e no rebote Reus mandou para o fundo do gol, 2x0 placar final, mesmo com a vitória os alemães não conseguiram reverter o resultado, agregado de 3x2 para o Real Madrid e vaga nas semifinais da Liga dos Campeões.

Paris Saint-Germain x Chelsea
No dia 02 abril aconteceu o primeiro duelo entre PSG e Chelsea, em Paris, a equipe francesa partiu para cima dos ingleses e conquistaram uma bela vantagem para a partida de volta. Logo aos 3 minutos, bela troca de passes do Paris Saint-Germain para Matuidi cruzar da esquerda, Terry afastou mal e a bola caiu nos peitos de Lavezzi que dominou e encheu o pé de esquerda para mandar no ângulo e fazer 1x0. Aos 25 pênalti controverso de Thiago Silva em cima de Oscar, Hazard que não tinha nada com isso bateu deslocando o goleiro para empatar a partida, 1x1. Aos 60 minutos cobrança de falta fechada do PSG pela esquerda, a bola ia passando por todo mundo, mas ela bateu na canela de David Luiz e morreu dentro do gol marcando um gol contra e colocando os franceses novamente em vantagem. Aos 92 minutos belíssima jogada de Pastore pela direita, o jogador argentino deixou três jogadores ingleses para trás antes de mandar de perna esquerda para o fundo do gol e fechar o placar, 3x1.
No dia 08 de abril, o PSG foi para Londres tentando sacramentar a classificação, enquanto o Chelsea tentava o impossível e se classificar para a próxima fase, mas para uma equipe dirigida por José Mourinho, tudo pode ser esperado. Aos 31 minutos o Chelsea voltava a sorrir, cobrança de lateral na área, David Luiz raspou a cabeça na bola fazendo-a cair nos pés de Schürrle que de primeira da marca do pênalti mandou par ao fundo do gol 1x0. Precisando de apenas um gol José Mourinho mandou o time todo para a frente deixando o time com 4 atacantes, enquanto o PSG se defendia como podia, mas aos 86 minutos, bate e rebate, a bola sobrou para Ivanovic chutar, a bola passou na frente de todo mundo até que Demba Ba na boca da pequena área acertou de canela, mas foi o suficiente para mandar para o fundo do gol, 2x0 e classificação do Chelsea após agregado de 3x3 e a vantagem do gol fora de casa.

O DESTAQUE
Entre as quatro equipes que se garantiram na próxima fase: Atlético de Madrid, Bayern de Munique, Chelsea e Real Madrid, o grande destaque vai para o Bayern de Munique. Atual detentor do título, os alemães partem com tudo para a próxima fase em busca do hexacampeonato, com uma equipe forte, os bávaros vêm mostrando grande futebol e dentre os quatro classificados é o único que já garantiu o título antecipado de seu campeonato nacional, o que lhe da grande vantagem para esta fase da competição, por poder voltar todas suas forças para ela. Teremos grandes jogos nas semifinais agora já conhecidos os confrontos e o que podemos esperar é uma fase final ainda mais emocionante. A seguir os confrontos das semifinais:
·         Atlético de Madrid x Chelsea;
·         Real Madrid x Bayern de Munique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário