sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Seleção dos Melhores de 2013



Todo ano a FIFA divulga uma lista com 30 jogadores que concorrem a “Bola de Ouro FIFA”, ou como muitos chamam, “Prêmio de Melhor Jogador do Mundo”. Nesta mesma eleição, a FIFA define quais foram os onze melhores jogadores do mundo, montando então a “Seleção FIFA de Melhores do Ano”. Com o ano de 2013 caminhando para o seu final, resolvi criar uma lista com aqueles que, acredito, sejam os jogadores que se destacaram em cada posição este ano. Como acontece todo ano, e em 2013 não será diferente, o time será composto praticamente por jogadores que atuam na Europa, mas o grande destaque deste ano deverá ser para os jogadores que atuam na Alemanha por terem feito uma super-temporada recheada de títulos, principalmente os jogadores do Bayern de Munique, campeões de absolutamente tudo este ano. Os principais candidatos a melhor do mundo serão Ribéry, Cristiano Ronaldo e Messi, que disputaram o prêmio de melhor jogador da UEFA, com o francês sendo o escolhido, da mesma maneira que deverá ocorrer no prêmio de melhor do mundo.
A seguir a seleção de melhores do ano:


Goleiro: Manuel Neuer – Bayern de Munique
O goleiro alemão começou a ganhar notoriedade na mídia em 2008 quando com grandes defesas de pênaltis ajudou o Schalke 04 a chegar às quartas-de-final da Champions League. Na temporada 2010/2011 voltou mais uma vez a ser falado no mundo todo quando com grandes defesas ajudou o Schalke a alcançar a semifinal da Liga dos Campeões. Na temporada seguinte se transferiu para o Bayern de Munique em uma transferência em torno de 18 milhões de euros. Em seu primeiro ano nos bávaros alcançou a final da Liga dos Campeões pegando os pênaltis de Kaká e Cristiano Ronaldo contra o Real Madrid. Na decisão pegou o pênalti de Mata, mas não evitou o vice-campeonato. Na temporada 2012/2013 conquistou tudo com o Bayern, erguendo 5 títulos na temporada, incluindo a Copa da Alemanha, o Campeonato Alemão e a Liga dos Campeões da UEFA, na Super Copa da UEFA pegou o pênalti que deu o título aos alemães. Foi um dos grandes nomes do Bayern na temporada, com grandes defesas e recordes de jogos sem tomar gol. Depois da queda de rendimento de Casillas, Neuer se tornou o melhor goleiro da atualidade, algo que vêm passando perto de ser desde 2010.


Lateral Direito: Philipp Lahm – Bayern de Munique
Hoje o melhor lateral direito do mundo, Lahm foi um dos grandes nomes da super-temporada do Bayern. Capitão da equipe, o jogador em quatro anos disputou três finais de Liga dos Campeões conquistando uma. Versátil, joga tanto na direita, quanto na esquerda, atualmente vem jogando como volante na equipe montada por Guardiola. Também capitão da seleção alemã, Lahm foi o líder do Bayern na conquista de Liga dos Campeões, Copa da Alemanha, Campeonato Alemão e Super Copa da UEFA. Hoje considerado por muitos, e com méritos, o melhor lateral direito do mundo.


Lateral Esquerdo: Marcelo – Real Madrid:
Revelado pelo Fluminense em 2005, Marcelo está no Real Madrid desde 2007, sempre titular dos merengues desde sua chegada, o brasileiro fez uma excelente temporada, embora as lesões o acompanhassem durante o ano, Marcelo deu a volta por cima e conquistou a Copa das Confederações com a seleção brasileira sendo um dos grandes jogadores, fazendo um torneio excepcional. Habilidoso e bastante ofensivo, Marcelo é hoje o dono da camisa 6 da seleção e um dos capitães do Real Madrid. Indiscutivelmente o melhor lateral esquerdo do mundo nos últimos anos.


Zagueiro: Thiago Silva – Paris Saint-Germain
O capitão do PSG e da seleção brasileira é considerado por muitos, desde sua passagem pelo Milan, o melhor zagueiro da atualidade. Fez uma excelente temporada liderando um Paris Saint-Germain milionário na volta às conquistas e a figurar entre os grandes da Europa. Na ultima temporada conquistou o Campeonato Francês e recentemente a Supercopa da França pelo time de Paris e alcançou as quartas-de-final da Champions. Com a seleção brasileira, liderou o grupo que se sagrou campeão da Copa das Confederações e é titular absoluto tanto no clube quanto na seleção, aonde em ambos é o capitão. Desde seu retorno ao futebol europeu vem sendo o melhor zagueiro do mundo, e tem tudo para ser finalmente eleito pela FIFA.


Zagueiro: Gerard Piqué – Barcelona
Vem sendo considerado pela FIFA o melhor zagueiro do mundo nos últimos anos. Titular absoluto de um incrível Barcelona, e também da seleção espanhola. Vem crescendo e muito seu futebol nos últimos anos, e hoje pode se dizer que é o melhor zagueiro do mundo, atrás apenas de Thiago Silva. Com um Barcelona que deixou a desejar nesta temporada, Piqué conquistou o Campeonato Espanhol e recentemente a Supercopa da Espanha. Com o Barcelona chegou às semifinais da Liga dos Campeões quando fora eliminado pelo Bayern de Munique. Com a seleção espanhola foi vice-campeão da Copa das Confederações.


Meia: Bastian Schweinsteiger – Bayern de Munique
Um dos maiores nomes do Bayern nos últimos anos, Schweinsteiger fez uma temporada fantástica pela equipe de Munique. Sendo o jogador que traz a bola da defesa para o ataque, se transformou em um dos melhores meias do planeta. Com grande visão de jogo e passes certeiros, Schweinsteiger ajudou o Bayern a conquistar a tríplice-coroa neste ano, estando ausente apenas da Supercopa da UEFA por conta de uma séria lesão. Para mim, foi o principal nome da equipe na temporada, fazendo partidas acima da média. Titular absoluto da seleção alemã é hoje um dos melhores meias do mundo. Tem um chute forte e preciso algo que já demonstrou tanto na seleção, quanto no clube.


Meia: Andrés Iniesta – Barcelona
Um dos melhores jogadores do mundo nos últimos anos, é o principal nome da seleção espanhola, e um dos principais jogadores do Barcelona. Dono de uma incrível maestria vem mostrando um futebol crescente. Foi o melhor e principal jogador dos catalães na ausência de Messi. Foi eleito o melhor jogador da UEFA em 2012. Em 2013 conquistou o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha. Não seria surpresa se figurasse novamente entre os três melhores do mundo neste ano.


Meia: Franck Ribéry – Bayern de Munique
Melhor jogador da UEFA, Ribéry foi ao lado de Schweinsteiger e Robben um dos grandes nomes do Bayern este ano. Com gols e incríveis assistências, o francês é o grande nome para conquistar o título de melhor jogador do mundo, desbancando a hegemonia de Messi. Com o Bayern conquistou a tríplice coroa (Campeonato Alemão, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões), deu a assistência para o gol de Robben na final da Liga dos Campeões e fez um dos gols na conquista do título da Supercopa da UEFA.


Atacante: Lionel Messi – Barcelona
Melhor jogador do mundo nos últimos quatro anos, Messi não fez uma temporada tão fantástica. O craque continuou quebrando recordes e conquistando títulos, mas uma contusão atrapalhou o ano de Messi, da mesma maneira que o do Barcelona ao sentir o baque de perder sua principal estrela. Como nos outros anos pode ser novamente eleito o melhor do mundo, mas a temporada fantástica de Ribéry junto do Bayern de Munique poderá atrapalhar o “penta” de Messi. É indiscutivelmente o melhor jogador da atualidade, mas esta temporada devido a sua lesão deixou a desejar. Com o Barcelona Messi ganhou neste ano o Campeonato Espanhol e recentemente a Supercopa da Espanha.


Atacante: Cristiano Ronaldo – Real Madrid
O português vive grande momento no Real, mas infelizmente existe Messi que não cansa de quebrar os feitos de Cristiano. Melhor jogador da atualidade ao lado de Messi, o gajo apenas não é o melhor jogador do mundo por infelicidade. Dono da bola de ouro de 2008, o português vem sofrendo grandes derrotas para Messi e Iniesta nos prêmios recentes, e dessa vez deve ser derrotado novamente, mas por Ribéry. Dono de quase todos os recordes do Real Madrid, o português é um dos melhores do mundo, mas este ano não leva o troféu.


Atacante: Robert Lewandowski – Borussia Dortmund
Primeiro jogador a marcar quatro gols em uma semifinal de Liga dos Campeões, Lewandowski é um dos maiores centro-avantes da atualidade. Pretendido por diversos grandes clubes da Europa, pode estar a caminho do Bayern de Munique. Foi um dos artilheiros da última Liga dos Campeões ao terminar a competição com dez gols. Tem tudo para crescer ainda mais, e se tornou mais valorizado depois do vice-campeonato europeu com o Borussia Dortmund.

Nenhum comentário:

Postar um comentário