terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Análise Final Fase de Grupos da Liga dos Campeões da Europa 2013-14



Aconteceu na última terça e quarta-feira, dias 10 e 11 de dezembro a última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, com as dezesseis equipes que irão para as oitavas de final já conhecidas, ocorreu nesta segunda-feira dia 16 de dezembro o sorteio dos confrontos da próxima fase do torneio. Na fase de grupos os favoritos se classificaram sem surpresas, mas algumas das equipes apontadas como certas na próxima fase derraparam dando lugar a times que teoricamente ficariam com as vagas da Liga Europa. Enquanto isso, o sorteio das oitavas nos proporcionou três grandes confrontos.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA FASE DE GRUPOS

O grupo A do torneio contou com Manchester United, Bayer Leverkusen, Shakhtar Donetsk e Real Sociedad. Os ingleses do Manchester United impuseram à lógica e se classificaram na primeira colocação do grupo de forma invicta com 4 vitórias e 2 empates. A segunda classificação houve certa surpresa com a classificação do Bayer Leverkusen para a próxima fase, mesmo com saldo negativo os alemães conseguiram 3 vitórias, 1 empate e duas derrotas fechando a primeira fase com 10 pontos, dois a mais que o terceiro colocado. Os ucranianos do Shakhtar Donetsk foi uma das decepções da fase de grupos do torneio ao caírem prematuramente, mesmo contando com uma boa equipe caberá ao Shakthar apenas a disputa da Liga Europa, os ucranianos somaram apenas 8 pontos com duas vitórias, duas derrotas e dois empates. O Real Sociedad sem tradição no torneio manteve a escrita e terminou na última colocação do grupo com apenas 1 ponto somado, os espanhóis tiveram cinco derrotas e um empate.

No grupo B também ouve surpresas. O grupo contava com Real Madrid, Galatasaray, Juventus e Copenhague. O Real Madrid mostrou todo o seu favoritismo de certa forma um pouco inesperado e terminou a fase de grupos na primeira colocação terminando a primeira fase com a melhor campanha das 32 equipes, os espanhóis somara 16 pontos com 5 vitórias e 1 empate e ainda viu a sua estrela Cristiano Ronaldo despontar na artilharia com 9 gols batendo recordes. A segunda colocação coube com uma das grandes surpresas do torneio, os turcos do Galatasaray desbancaram o favoritismo da Juventus e conseguiram a classificação em um jogo dramático marcado pela neve, o turcos somaram 7 pontos, com 2 vitórias, 1 empate e três derrotas. A terceira colocação e a vaga para a Liga Europa ficou com a Juventus, os italianos foram a maior decepção da primeira fase do torneio refletindo a atual fragilidade do futebol na Itália, a Juventus somou 6 pontos com apenas 1 vitória, 3 empates e duas derrotas. Os dinamarqueses chegaram a assustar e quase beliscaram uma vaga na Liga Europa e tiveram chances de se classificarem para as oitavas, o Copenhague somou 4 pontos com uma vitória, um empate e quatro derrotas.

O grupo C que era formado por Paris Saint-Germain, Olympiakos, Benfica e Anderlecht também contou com surpresas em sua segunda colocação. O Paris Saint-Germain com seu elenco milionário não titubeou e assegurou a primeira colocação do grupo, os franceses somaram 13 pontos com quatro vitórias, um empate e uma derrota. O Olympiakos surpreendeu no grupo e pelos critérios de desempate se manteve vivo no torneio garantindo vaga para a próxima fase, os gregos com 10 pontos somaram três vitórias, um empate e duas derrota. O Benfica foi outra decepção, os portugueses tinham a chance de decidirem a Liga em seu próprio estádio, mas amargaram apenas a terceira colocação do grupo caindo para a Liga Europa, o time de Lisboa somou 10 pontos, com três vitórias, um empate e duas derrotas perdendo a classificação no confronto direto. Na última colocação ficou os belgas, o Anderlech esteve muito abaixo do nível e terminou o torneio com apenas 1 pontos em um empate e cinco derrotas.

O grupo D contou com o atual campeão da Champions Bayern de Munique, Manchester City, CSKA Moscou e Viktoria Plzeň e não houve quase nenhuma surpresa. O Bayern de Munique, defendendo o título se classificou sem problemas e garantiu a primeira colocação do grupo, os alemães somaram 15 pontos em cinco vitórias e uma derrota. O Manchester City conseguiu espantar a bruxa e se classificou para as oitavas de final, os ingleses fizeram uma campanha excepcional e passou para a próxima fase com 15 pontos em cinco vitórias e uma derrota, perdendo apenas no saldo de gols. O Viktoria Plzeň desbancou o CSKA Moscou ficando com a terceira colocação do grupo com 3 pontos, com uma vitória e cinco derrotas. O CSKA Moscou não conseguiu desbancar os favoritos e foi uma decepção ao ficar em último lugar do grupo, os russos fizeram apenas 3 pontos, com uma vitória e cinco derrotas perdendo no confronto direto.

No grupo E se manteve a escrita, a formação do grupo se dava com Chelsea, Schalke 04, Basel e Steua Bucareste. Os ingleses apesar dos sustos manteve a primeira colocação do grupo, com isso o Chelsea somou 12 pontos com quatro vitórias e duas derrotas. Schalke também manteve parte do favoritismo e chegou aos 10 pontos com três vitórias, um empate e duas derrotas. O Basel tentou beliscar a classificação, mas no fim ficou com a vaga da Liga Europa, os suíços terminaram na terceira colocação com 8 pontos, duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Na quarta colocação ficou o Steua Bucareste, os romenos fizeram apenas 3 pontos em três empates e três derrotas.

O grupo F foi o mais disputado do torneio, com Borussia Dortmund, Arsenal, Napoli e Olympique de Marseille, o grupo contou com três equipes empatadas na briga pela classificação. Apesar das dificuldades, o atual vice-campeão Borussia Dortmund se classificou na primeira colocação graças a seu saldo de gols, os alemães fizeram 12 pontos, com quatro vitórias e duas derrotas. O Arsenal superou as expectativas e fez uma campanha melhor do que a imaginada, os ingleses graças ao segundo melhor saldo de gols se classificaram para as oitavas na segunda colocação com 12 pontos em quatro vitórias e duas derrotas. O Napoli não teve a mesma sorte, o time conseguiu somar 12 pontos, mas contou com um saldo menor que seus rivais e assim com quatro vitórias e duas derrotas acabou em terceiro no grupo. Os franceses do Olympique de Marseille tiveram a pior campanha da fase de grupos e acabaram a competição sem pontuar com seis derrotas.

No grupo G o vexame coube ao Porto, em uma chave formada por Atlético de Madrid, Zenit, Porto e Áustria Viena, as surpresas brilharam. O Atlético de Madrid confirmou o favoritismo e se classificou na primeira colocação com 16 pontos e a segunda melhor campanha da fase de grupos desta edição da Liga, os espanhóis obtiveram cinco vitórias e um empate. A segunda colocação coube ao Zenit, surpresa nessa edição, os russos somaram apenas 6 pontos que foram o suficientes para se garantirem na próxima fase do torneio, a fraca campanha terminou com apenas uma vitória, três empates e duas derrotas. O vexame da vez foi o Porto, os portugueses eram favoritos em uma chave de baixo nível, mas mesmo assim foram eliminados do torneio restando apenas a Liga Europa, com a eliminação do Porto, Portugal que será a sede da decisão não terá nenhum representante na fase final, os portugueses somaram 5 pontos com uma vitória, dois empates e três derrotas. O Áustria Viena ficou com a última colocação do grupo com os mesmo 5 pontos dos portugueses, mas levando desvantagem no confronto direto, os austríacos terminaram com uma vitória, dois empates e três derrotas.

O grupo H era considerado o grupo da morte por reunir quatro campeões da Champions, Barcelona, Milan, Ajax e Celtic brigavam pelas duas vagas na fase final do torneio. Mesmo com Messi ausente em vários jogos, o Barcelona confirmou o favoritismo chegando como um dos favoritos nas oitavas de final, os espanhóis somaram 13 pontos com quatro vitórias, um empate e uma derrota. O Milan teve que suar a camisa para se classificar, com apenas um ponto lhes separando do terceiro colocado, os italianos não conseguiram repetir o brilho de outrora, mas mesmo assim conquistou 9 pontos com duas vitórias, três empates e uma derrota. O Ajax tentou repetir os feitos do passado, mas amargou a terceira colocação lhe restando apenas a Liga Europa, o holandeses derrotaram o Barcelona, mas não evitaram a eliminação com apenas 8 pontos, duas vitórias, dois empates e duas derrotas. O Celtic tentava o impossível, se classificar em um grupo em que era considerado a zebra, os escoceses bem que tentaram, mas ficaram na última colocação do grupo com apenas 3 pontos em apenas uma vitória e cinco derrotas.

OS OITO DESTAQUES

Com as dezesseis equipes classificadas, oito delas merecem uma atenção especial, as que são consideradas as grandes favoritos, não tenho medo de afirmar que o campeão sairá de uma dessas oito equipes, que são: Manchester United, Real Madrid, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Atlético de Madrid, Barcelona e Manchester City.
Com o sorteio realizado, duas equipes que entram nessa fase como favoritas foram colocadas frente a frente, Barcelona e Manchester City. Os catalães sem Messi contundido aposta todas suas fichas em Neymar enquanto os ingleses vêm mostrando que seu futebol vem crescendo nos últimos anos e finalmente conseguiram a classificação para as oitavas e querem buscar o título inédito em sua história, será o melhor jogo desta fase ao lado de Bayern de Munique e Arsenal. A seguir todos os confrontos das oitavas do torneio:
·         Manchester City x Barcelona;
·         Olympiakos x Manchester United;
·         Milan x Atlético de Madrid;
·         Bayer Leverkusen x Paris Saint-Germain;
·         Galatasaray x Chelsea;
·         Schalke 04 x Real Madrid;
·         Zenti x Borussia Dortmund;
·         Arsenal x Bayern de Munique.

Nos próximos dias trarei uma análise sobre cada um dos confrontos das oitavas de final do maior torneio de futebol da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário