segunda-feira, 24 de junho de 2013

Análise Semifinais da Copa das Confederações



Encerrou-se neste domingo a fase de grupos da Copa das Confederações 2013. Como já era previsto, os quatro campeões mundiais que disputaram o torneio ficaram com as vagas para as Semifinais, e sem nenhuma surpresa nos grupos, Brasil, Itália, Espanha e Uruguai continuam na disputa pelo título. México, Japão e Nigéria não conseguiram derrubar os favoritos enquanto o Taiti foi o campeão em simpatia e mesmo sendo goleado em todos os jogos, conquistou o carinho do torcedor brasileiro.

GRUPO A
Sem muitos esforços e como era previsto, Brasil e Itália se classificaram para as semifinais da competição. A seleção brasileira derrotou o Japão na estréia por 3x0 enquanto a Itália derrotou o México por 2x1. Na segunda rodada Brasil conseguiu a classificação ao vencer o México por 2x0 e a Itália também carimbou a vaga após um grande jogo contra o Japão com vitória Italiana por 4x3. Na última rodada, Brasil e Itália duelaram pelo primeiro lugar no grupo e me surpreendendo o Brasil derrotou a Itália por 4x2 fechando a primeira fase com 100% de aproveitamento. No outro duelo da última rodada, México e Japão brigavam pelos 3 pontos de honra na competição, vitória mexicana por 2x1 fechando o grupo com México em terceiro e Japão em quarto sem nenhum ponto ganho.

GRUPO B
No grupo que era tecnicamente o mais fraco da competição, a Espanha como esperado passeou e garantiu a primeira colocação, com o Uruguai se classificando em segundo lugar, a Nigéria quase pintou como uma zebra e o Taiti foi o campeão para a torcida brasileira. Na primeira rodada a Espanha bateu o Uruguai sem esforço por 2x1 e a Nigéria após um festival de gols perdidos goleou o Taiti por 6x1, o gol do Taiti foi comemorado como um título pelos jogadores e torcedores. Na segunda rodada a Espanha usando apenas os reservas bateu o Taiti por 10x0 e o Uruguai em um jogo complicado venceu a Nigéria por 2x1. Com as vagas ainda em aberto na última rodada, a Espanha confirmou o favoritismo batendo a Nigéria por 3x0 se classificando com 100% de aproveitamento e o Uruguai usando os reservas venceu o Taiti por 8x0 ficando com o segundo lugar no grupo. A Nigéria terminou em terceiro e o Taiti em quarto.

BRASIL
A seleção brasileira surpreendeu o torcedor e mostrou grande futebol na primeira fase. Empurrados pela torcida e com Neymar voltando a brilhar, os jogadores da seleção fizeram grandes partidas, marcando gols no início dos jogos e com uma consistência tática, o Brasil quebrou minhas previsões e terminou em primeiro lugar no grupo e entra nas Semifinais como favorito ao lado da Espanha.

ITÁLIA
Os italianos tiveram um pouco de dificuldade para conseguir a classificação, mas confirmou o favoritismo e bateu o México e o Japão. No último jogo sentindo a ausência de Pirlo e De Rossi, enfrentou um Brasil que partiu para cima desde o início do jogo. Teve que apostar suas fichas em Balotelli que estava duramente marcado. Por azar enfrentará a Espanha na semifinal em confronto europeu, se as ausências de Pirlo e Balotelli se confirmarem terá pouquíssimas chances de chegar à decisão.

ESPANHA
A seleção espanhola mostrou nesta Copa das Confederações mais uma vez o futebol que a consagrou, como toques rápidos e recuperação rápida de bola, a Espanha confirmou seu favoritismo no grupo terminando com 100% de aproveitamento e classificando-se sem dificuldades, entrará na Semifinal como a grande favorita para a conquista do título.

URUGUAI
A Celeste Olímpica teve um pouco mais de dificuldade para se classificar, vindo de uma crise com uma possível não classificação para a Copa do Mundo de 2014, o Uruguai perdeu para a Espanha no primeiro jogo, após vencer no sufoco a seleção da Nigéria na segunda rodada, o time uruguaio entrou mais tranquilo na terceira partida para bater o Taiti e assegurar a classificação.

PRIMEIRA SEMIFINAL: 26 de Junho
No dia 26 em Belo Horizonte, a seleção brasileira enfrentará a seleção uruguaia pela briga por uma vaga na decisão. Pelo crescente futebol que o Brasil vem apresentando na competição, por Neymar ter encontrado seu futebol na seleção e pelo apoio da torcida jogando em casa, o Brasil é o favorito para o duelo. O Uruguai não mostrou um futebol convincente e vem assombrado pela crise nas eliminatórias. Não será um jogo fácil por se tratar de um clássico, mas acredito na vitória brasileira.

SEGUNDA SEMIFINAL: 27 de junho
Fortaleza receberá o duelo europeu entre Espanha e Itália. Os espanhóis entrarão como favoritos para o duelo de quinta-feira. Os italianos poderão sofrer as ausências de seus dois grandes craques, Pirlo e Balotelli lesionados o que reduz ainda mais as chances de classificação da Squadra Azzurra. Mesmo apresentando um bom futebol os italianos devem sair derrotados de Fortaleza com a Espanha chegando a mais uma decisão.

POSSÍVEL FINAL
Se tudo caminhar certo, e os favoritismos forem mantidos, no dia 30 de junho o Maracanã será palco da tão esperada decisão entre Brasil e Espanha. A seleção espanhola vem mostrando nesse torneio os toques rápidos e envolventes que os levaram ao título mundial e ao bi da Euro-Copa. A seleção brasileira vem crescendo a cada jogo na competição e reencontrando seu grande futebol com Felipão, terá a vantagem de jogar em casa, mas hoje ainda não é time para bater a Espanha que deverá erguer a Copa das Confederações. Mas como o futebol é uma caixinha de surpresas, tudo pode acontecer.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário