sexta-feira, 21 de junho de 2013

Renato Russo



Renato Manfredini Júnior, ou apenas, Renato Russo. Nascido no Rio de Janeiro no dia 27 de março de 1960, falecido em sua cidade natal no dia 11 de outubro de 1996 aos 36 anos, foi um cantor e compositor brasileiro, fundador e vocalista da banda Legião Urbana, a qual fundou depois sair da banda Aborto Elétrico após várias brigas com o baterista Fê Lemos que fundaria o Capital Inicial. Renato morreu em 1996 após complicações causadas pela AIDS, amigos próximos ao cantor contam que ele contraiu a doença em 1989 após um relacionamento com um rapaz em Nova Iorque. Renato foi um dos maiores cantores e poetas da história do Brasil.
Descendente de italianos e nordestinos, Renato nasceu no Rio de Janeiro onde morou até os seis anos de idade quando se mudou para os Estados Unidos após seu pai funcionário do Banco do Brasil ser transferido para uma agência do banco em Nova Iorque. Dois anos depois a família de Renato volta para o Rio de Janeiro em 1969.
No ano de 1973 sua família se muda novamente, mas desta vez para a Asa Sul em Brasília. Dois anos depois é diagnosticado com uma doença óssea chamada “epifisiólise” tendo que passar por uma cirurgia para colocar três pinos de platina na bacia. Sofrendo com a doença, Renato teve que passar por um período de meio ano de cama. Durante este período ele se dedicou a ouvir música, sendo o período determinante para a sua formação musical.
Em 1978 juntamente dos irmãos Fê e Flávio Lemos e do sul-africano André Pretorius fundavam a banda Aborto Elétrico. Em 1982 após constantes brigas com Fê Lemos a banda chegava ao seu fim, mas dali nascia ás bandas Legião Urbana e Capital Inicial. Sozinho Renato começa a compor e a cantar e durante suas apresentações ficou conhecido como o “Trovador Solitário”, mas pouco tempo depois juntamente de Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Guimarães, fundavam a Legião Urbana.
Atingindo o auge de sua carreira musical com o Legião Urbana, Renato era adorado como um Deus por parte de seus fãs, que criaram o trocadilho “Religião Urbana” o qual Renato Russo sempre negou. Com a Legião, Renato lançou oito álbuns de estúdio e cinco ao vivo, vários destes lançados mesmo após a sua morte.
Estimasse que durante a vida de Renato a banda tenha vendido mais de 20 milhões de discos. Agora em 2013 foi lançado o filme “Somos Tão Jovens” que mostra a adolescência de Renato Russo e como ele se tornou um dos maiores cantores e poetas do nosso país. Sua canção de sucesso Faroeste Caboclo lançada oficialmente em 1987 também virou filme lançado pouco antes de Somos Tão Jovens. Dentre suas várias canções destacam-se: Eduardo e Mônica, Faroeste Caboclo, Geração Coca-Cola, Pais e Filhos, Que país é esse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário