quarta-feira, 8 de maio de 2013

A História da Copa das Confederações

Boa tarde pessoal. Começo hoje com as postagens oficiais do blog e escolhi para a primeira postagem um dos eventos que acontecerão no Brasil durante esses anos.
Este ano ocorre no Brasil a Copa das Confederações, o evento esportivo mais importante que acontecerá em terras tupiniquins neste ano que serve como uma prévia para a Copa do Mundo FIFA de seleções que será sediada aqui em 2014.
A Copa das Confederações é um evento esportivo organizado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) a entidade máxima do futebol. O torneio surgiu no ano de 1992, disputado na Arábia Saudita com o nome de “Copa Rei Fahd” que teve como campeã a Seleção Argentina. O torneio seguiu com este nome na sua edição seguinte no ano de 1995, apenas em 1997 receberia o nome atual.
Entre os anos de 1995 e 2005 a copa era disputada a cada dois anos, passando a ter a cronologia de quatro anos apenas em 2009 na África do Sul, ao todo já foram disputadas oito “Copas” em seis países diferentes, sendo a de 2001 realizada pela Coréia do Sul e Japão simultaneamente, este ano ocorre no Brasil à nona edição.
No ano de 2001 a “Copa das Confederações” passou a ser sediada pelo país que recebesse a “Copa do Mundo” do ano seguinte, se tornando uma espécie de pré-Copa e servindo de teste para a Copa Mundo. Isto aconteceu em 2001 na Coréia do Sul e Japão, 2005 na Alemanha e 2009 na África do Sul quando o torneio passou a ser feito a cada quatro anos com este objetivo.
O torneio é disputado por oito seleções, sendo o país sede dono da primeira vaga, o atual campeão mundial sendo dono da segunda vaga e as demais seis vagas sendo dividas entre os seis últimos campeões continentais que são eles: o campeão da “Copa das Nações Africanas”, o campeão da “Copa Ouro” na América do Norte Central e Caribe, o campeão da “Copa América”, o campeão da “Copa da Ásia”, o campeão europeu da “EuroCopa” e o campeão da “Copa das Nações da Oceania”.
Ao todo vinte e nove seleções já disputaram a Copa das Confederações, mas apenas cinco já conquistaram o seu troféu, sendo elas: Brasil com três conquistas (1997, 2005 e 2009), a França com duas conquistas (2001 e 2003) e México (1999), Dinamarca (1995) e Argentina (1992) com apenas uma conquista.
O Brasil além de ser o maior campeão também é o país que contou com mais artilheiros e mais jogadores escolhidos como “melhor jogador” da competição, ambos quatro vezes (1997, 1999, 2005, 2009). Também é o país com o melhor aproveitamento com 28 jogos, 18 vitórias, 5 empates e 5 derrotas com 62 gols feitos e 25 sofridos.
O atual país sede Brasil também é o atual bi-campeão por ter vencido em 2005 e 2009, as últimas duas disputadas.
Este ano no Brasil, os oito participantes já estão definidos, e são eles: o Brasil por ser o país sede, a Espanha por ser a atual campeã mundial e também campeã da “EuroCopa”, a Nigéria atual campeã da “Copa das Nações Africanas”, o México campeão da “Copa Ouro”, Uruguai atual campeão da “Copa América”, o Japão vencedor da “Copa da Ásia”, Itália vice-campeã da “EuroCopa” ficando então com a vaga porque a Espanha já detinha a vaga de campeã mundial e o Taiti campeão da “Copa das Nações da Oceania” fazendo a sua primeira participação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário