sexta-feira, 10 de maio de 2013

Análise Seleção Brasileira


        A poucos dias da convocação oficial da seleção para a disputa da “Copa das Confederações”, o treinador Felipão já disse está com a lista definida, então decidi expressar a minha opinião de qual seria para mim a lista perfeita e quais jogadores nosso treinador deveria deixar de fora.
           
A primeira questão é: Ronaldinho e Kaká.
Felipão já afirmou que não tem espaço para os dois na seleção, mas isso é algo impensável. Para essa renovação que o time vem sofrendo desde a Copa do Mundo de 2006, que o Dunga não conseguiu em 2010, e Mano Menezes passou a quilômetros de conseguir, o que o treinador precisa para ajudar é mesclar a nova geração com jogadores veteranos e consagrados, como é o caso da dupla, mas todos sabem que não tem espaço para ambos como titulares. Felipão deveria chamar ambos para a seleção e não pensar em apenas um, pois, Ronaldinho desde a Copa de 2002 não mostrou mais com a camisa amarela o futebol que o consagrou como melhor do mundo, mas mesmo assim é um nome de peso e um jogador capaz de desequilibrar e de trazer a liderança e experiência que esse grupo precisa. Kaká vem tendo alguns momentos do futebol que o consagrou no Milan, seria um jogador fundamental para esta nova equipe e um grande nome para o time titular na Copa do Mundo de 2014, na seleção sempre apresentou melhor futebol que Ronaldinho e é um jogador capaz de desequilibrar e botar medo no adversário.

Questão dois: zagueiros.
Com Thiago Silva e David Luiz como nomes garantidos, a última vaga fica entre Dante, Réver e Dedé. Os jogadores donos destas vagas deveriam ser Dante e Réver. O primeiro por estar mostrando um futebol surpreendente juntamente com o time do Bayern de Munique e estar atravessando uma temporada fantástica. Réver hoje é o melhor zagueiro dentro do futebol brasileiro, junto com Ronaldinho vem liderando um Atlético Mineiro que faz um 2012 e 2013 espetaculares. Dedé por outro lado vem de seguidas lesões, não está atuando e não mostra mais o futebol de antes.

Questão três, laterais.
Além de Daniel Alves o Brasil hoje não conta com outro lateral direito de expressão, Marcelo é o lateral esquerdo titular, Adriano é outro forte nome e Filipe Luís mostrou ser capaz nas partidas que atuou com a amarelinha. A solução seria convocar Adriano como lateral direito por ele atuar tão bem também deste lado do campo e ter hoje uma carência de laterais direitos e pela grande versatilidade deste jogador.

Questão quatro, jogadores que não deveriam ser convocados.
Um atleta que terá presença garantida na “Copa das Confederações” e que não deveria estar no grupo é o Hulk. É verdade que ele apresentou bom futebol na seleção, mas hoje joga em um clube com pouca expressão na Europa em uma liga de baixa qualidade, não deveria ser convocado por não estar em uma fase da carreira que mereça destaque.

Questão cinco: jogadores que mereciam, mas ninguém lembra.
Um jogador que sempre esteve no nível da seleção, mas não é lembrado desde 2006 é o Zé Roberto que hoje atua pelo Grêmio. O jogador nunca teve uma fase baixa na carreira, sempre jogou em alto nível, foi o principal jogador brasileiro na copa de 2006 e com 38 anos têm um físico que bota muitos garotos para trás além de até hoje apresentar um futebol de alto nível que é o que a seleção precisa.

Então o grupo que hoje deveria estar na seleção seria:
Goleiros: Júlio César (Queens Park Rangers), Diego Alves (Valencia), Diego Cavalieri (Fluminense).
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid), Adriano (Barcelona), Filipe Luís (Atlético de Madrid).
Zagueiros: Thiago Silva (Paris Saint-Germain), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique), Réver (Atlético Mineiro).
Volantes: Fernando (Grêmio), Hernanes (Lazio), Jean (Fluminense), Paulinho (Corinthians).
Meias: Oscar (Chelsea), Kaká (Real Madrid), Ronaldinho (Atlético Mineiro), Jádson (São Paulo).
Atacantes: Neymar (Santos), Fred (Fluminense), Lucas (Paris Saint-Germain), Alexandre Pato (Corinthians).

Equipe titular: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo; Paulinho, Hernanes, Kaká, Lucas; Neymar e Fred.




Nenhum comentário:

Postar um comentário